Que tipo de conhecimento vale mais?

a redução do ensino de sociologia a condição de ‘estudos e práticas’ na Lei nº 13.415/2017

Autores

  • Vergas Vitoria Silva Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (UFPA)

Palavras-chave:

ensino de sociologia; Lei n.º 13.415/2017; teorias críticas do currículo.

Resumo

O artigo discute as relações entre sociedade e políticas curriculares à luz das teorias críticas e sociológicas do currículo. O objetivo é pensar o lugar subordinado do ensino de sociologia no contexto da Lei nº 13.415/2017. Partindo da perspectiva segunda a qual o ensino de sociologia se constitui enquanto uma questão social, política e ideológica, este estudo pretende dar respostas a seguinte problematização: o que está por trás do expediente que reduziu a presença da sociologia a condição de “estudos e práticas”? Em termos metodológicos, o estudo apoia-se numa abordagem qualitativa que emprega a técnica da análise documental do conteúdo presente na Lei nº 13.415/2017. Os resultados a que chegamos sugerem que o texto da Reforma do Ensino Médio reflete os interesses e perspectivas das classes dominantes, não estando, portanto, enraizado no contexto dos estratos sociais subalternos, o que poderia explicar a resistência em relação à sociologia. O papel secundário atribuído à disciplina sociológica no âmbito da Reforma do Ensino Médio revela o caráter regulador e político das políticas educacionais, bem como sua sintonia com os interesses do capital. A substituição da obrigatoriedade da sociologia como disciplina curricular por um dispositivo legal que a reduziu a “estudos e práticas” demonstra que a Lei nº 13.415/2017 segue uma tradição seletiva moldada pela perspectiva de determinados grupos em relação ao que constitui conhecimento legítimo.

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Publicado

12/28/2023 — Atualizado em 01/25/2024

Versões

Como Citar

SILVA, Vergas Vitoria. Que tipo de conhecimento vale mais? : a redução do ensino de sociologia a condição de ‘estudos e práticas’ na Lei nº 13.415/2017 . Pós - Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 32–49, 2024. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistapos/article/view/50787. Acesso em: 17 dez. 2024.