O que temos pesquisado sobre o Pibid Sociologia no Brasil: um levantamento preliminar

Autores

Palavras-chave:

Pibid Sociologia, Pibid, formação docente, ensino de Sociologia.

Resumo

O presente artigo tem visa analisar as produções sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) Sociologia. Para isso, foi construído um estado da arte, objetivando compreender como essa política pública criada para fortalecer o magistério contribui para a formação docente do ensino de sociologia na educação básica. As produções foram levantadas nas plataformas Periódicos Capes e Scielo por meio das palavras-chave “Pibid”, “Pibid Sociologia” e “Pibid Ciências Sociais”. Foram encontrados artigos entre os anos de 2013 a 2022, que foram organizados em três categorias analíticas: a) impasses na formação inicial, b) propostas e reflexões de práticas pedagógicas e c) relação Pibid-comunidade-juventude e discorridos no presente artigo. O artigo conta com um relato de experiência e traz reflexões para que se dê continuidade a pesquisas a respeito do Pibid Sociologia, sendo uma delas a construção do estado da arte de teses e dissertações sobre o tema.

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Biografia do Autor

Beatriz Amorim de Barros, Universidade de Brasília (UnB)

Licenciada em Ciências Sociais e graduanda em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB). Atual mes-tranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGSOL) da UnB. 

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Publicado

08/15/2024

Como Citar

AMORIM DE BARROS, Beatriz. O que temos pesquisado sobre o Pibid Sociologia no Brasil: um levantamento preliminar. Pós - Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 88–106, 2024. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistapos/article/view/50781. Acesso em: 21 dez. 2024.