Os Livros didáticos como objeto da Sociologia

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Palavras-chave:

livro didático, ensino de Sociologia, história da disciplina

Resumo

Este artigo trata dos livros didáticos de Sociologia, que os compreende como objetos fundamentais para a história e para a trajetória deste campo do conhecimento, bem como para a disciplina escolar de Sociologia. A partir da caracterização do que se trata este rico e complexo objeto, e de como ele se articula com a Sociologia em específico, visa-se contribuir com os estudos no subcampo do ensino de Sociologia, promovendo o aprofundamento das reflexões teóricas, metodológicas e das práticas do ensino. Assim, trata-se da definição do objeto e da articulação dos livros didáticos com a história da Sociologia escolar, reconhecendo aquele como um capital cultural específico, na expressão de Pierre Bourdieu. 

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Publicado

12/28/2023 — Atualizado em 01/25/2024

Versões

Como Citar

BARON ENGERROFF, Ana Martina. Os Livros didáticos como objeto da Sociologia. Pós - Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 92–113, 2024. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistapos/article/view/50419. Acesso em: 28 abr. 2024.