O ensino de sociologia e a escola democrática
desafios e possibilidades
Palavras-chave:
Ensino de sociologia, Escola, DemocraciaResumo
O ensaio visa discutir alguns desafios e possibilidades do ensino de sociologia na escola democrática. Parte-se de uma perspectiva histórica sobre o ensino de sociologia no Brasil, para em seguida, problematizar a relação entre o Estado, educação e democracia na contemporaneidade. A hipótese do debate é que os princípios epistemológicos do ensino de sociologia quando concretizados na prática pedagógica impulsionam a construção de uma escola democrática, porém, também encontra barreiras macroestruturais de uma elite econômica e política que não aceita um Estado de bem estar social coletivo. O texto é originário da palestra de abertura do VII Simpósio Paranaense de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, ocorrido em 2021.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor W. Educação e Emancipação. 3ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1995.
BODART, Cristiano; CIGALES, Marcelo. O ensino de sociologia no século XIX: experiências no estado do Amazonas, 1890-1900. Hist. cienc. saúde-Manguinhos 28 (1), Jan-Mar, 2021.
BOURDIEU, Pierre. Cuestiones de Sociología. Traducción Enrique Martín Criado. Ediciones Istmo: Madrid, 2013.
BENTO, Berenice. Necrobiopoder: quem pode habitar o Estado-nação? Cadernos Pagu, v. 53, 2018.
DEWEY, John. Democracia e educação: introdução à filosofia da educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.
DUBET, François. La sociología en entredicho y puntos débiles de la disciplina. In: DUBET, François. ¿Para qué sirve realmente un sociólogo? 1. ed. Buenos Aires, Siglo Veintiuno, 2015. p. 21-31.
GONZALES, Lélia. Racismo e sexismo na cultura brasileira. In: RIOS, Flavia; LIMA, Márcia (Orgs.). Por um feminismo Afro Latino Americano. Rio de Janeiro: ZAHAR, 2020, p. 75-93.
hooks, bell. Ensinamento pensamento crítico: sabedoria prática. São Paulo: Elefante, 2020.
IANNI, Octavio. O ensino de Ciências Sociais no 1º e 2º graus. Cadernos CEDES (85), 2011 [1985].
LAHIRE, Bernard. Viver e interpretar o mundo social: para que serve o ensino de Sociologia. Revista Ciências Sociais UFC, v. 45, n. 1, p. 45-61, 2014.
MBEMBE, Achille. Necropolítica. Revista Arte & Ensaio, n. 32, p. 123-151, 2016.
MILLS, C. Wrigth. Sobre o artesanato intelectual e outros ensaios. Seleção e introdução de Celso Castro. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
SANTOS, Mário Bispo. Diretrizes Curriculares Estaduais para o Ensino de Sociologia: em busca de um mapa comum. Percursos, Florianópolis, v. 13. n. 1. p. 40-59, 2012.
ZACHARIAS, Mariana Rocha. Espaços e processos educativos do Ginásio Paranaense: os ambientes especializados e seus artefatos (1904-1949) Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Pós - Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.