O ensino de sociologia e a escola democrática

desafios e possibilidades

Autores

Palavras-chave:

Ensino de sociologia, Escola, Democracia

Resumo

O ensaio visa discutir alguns desafios e possibilidades do ensino de sociologia na escola democrática. Parte-se de uma perspectiva histórica sobre o ensino de sociologia no Brasil, para em seguida, problematizar a relação entre o Estado, educação e democracia na contemporaneidade. A hipótese do debate é que os princípios epistemológicos do ensino de sociologia quando concretizados na prática pedagógica impulsionam a construção de uma escola democrática, porém, também encontra barreiras macroestruturais de uma elite econômica e política que não aceita um Estado de bem estar social coletivo. O texto é originário da palestra de abertura do VII Simpósio Paranaense de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, ocorrido em 2021.  



Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADORNO, Theodor W. Educação e Emancipação. 3ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1995.

BODART, Cristiano; CIGALES, Marcelo. O ensino de sociologia no século XIX: experiências no estado do Amazonas, 1890-1900. Hist. cienc. saúde-Manguinhos 28 (1), Jan-Mar, 2021.

BOURDIEU, Pierre. Cuestiones de Sociología. Traducción Enrique Martín Criado. Ediciones Istmo: Madrid, 2013.

BENTO, Berenice. Necrobiopoder: quem pode habitar o Estado-nação? Cadernos Pagu, v. 53, 2018.

DEWEY, John. Democracia e educação: introdução à filosofia da educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.

DUBET, François. La sociología en entredicho y puntos débiles de la disciplina. In: DUBET, François. ¿Para qué sirve realmente un sociólogo? 1. ed. Buenos Aires, Siglo Veintiuno, 2015. p. 21-31.

GONZALES, Lélia. Racismo e sexismo na cultura brasileira. In: RIOS, Flavia; LIMA, Márcia (Orgs.). Por um feminismo Afro Latino Americano. Rio de Janeiro: ZAHAR, 2020, p. 75-93.

hooks, bell. Ensinamento pensamento crítico: sabedoria prática. São Paulo: Elefante, 2020.

IANNI, Octavio. O ensino de Ciências Sociais no 1º e 2º graus. Cadernos CEDES (85), 2011 [1985].

LAHIRE, Bernard. Viver e interpretar o mundo social: para que serve o ensino de Sociologia. Revista Ciências Sociais UFC, v. 45, n. 1, p. 45-61, 2014.

MBEMBE, Achille. Necropolítica. Revista Arte & Ensaio, n. 32, p. 123-151, 2016.

MILLS, C. Wrigth. Sobre o artesanato intelectual e outros ensaios. Seleção e introdução de Celso Castro. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

SANTOS, Mário Bispo. Diretrizes Curriculares Estaduais para o Ensino de Sociologia: em busca de um mapa comum. Percursos, Florianópolis, v. 13. n. 1. p. 40-59, 2012.

ZACHARIAS, Mariana Rocha. Espaços e processos educativos do Ginásio Paranaense: os ambientes especializados e seus artefatos (1904-1949) Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2013.

Downloads

Publicado

12/16/2022

Como Citar

CIGALES, Marcelo. O ensino de sociologia e a escola democrática: desafios e possibilidades. Pós - Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 73–85, 2022. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistapos/article/view/43030. Acesso em: 23 nov. 2024.