Midias sociais como estrategia de enfrentamento do luto por familiar de vitima da COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.5966351Palavras-chave:
COVID-19, Enfrentamento do luto, Mídias sociais, PandemiaResumo
A pandemia de COVID-19 alterou a dinâmica do cuidado e do enfrentamento do luto pelos familiares de suas vítimas devido a privação do contato e dos rituais de despedida. Assim, há a necessidade de implementar estratégias que facilitem a elaboração do luto pelos familiares. Nesse sentido, as redes sociais podem constituir um canal de comunicação e minimização do distanciamento e da privação da despedida. Assim, o objetivo desse estudo é apreender as percepções acerca do uso das mídias sociais como meio de contato para o enfrentamento do isolamento social na preparação do luto de um familiar de uma vítima da COVID-19. Realizamos umestudo com abordagem qualitativa descritiva, a partir da adaptação da análise de conteúdo daentrevista transmitida no programa de televisão Fantástico, concedida pelo padre Fábio de Melo, o qual perdeu a sua mãe Ana Maria, vítima da COVID-19, acompanhada da análise da frequência, da ordem e da coocorrência dos códigos deduzidos. Após as análises da transcrição da entrevista apreendemos as categorias temáticas: luto e enfrentamento do luto. O luto foi frequentemente referido à perda e à união e o luto coletivo. Ademais, o enfrentamento do luto refere-se à memória, à religiosidade e espiritualidade e às mídias sociais online. Não houve associações entre as mídias sociais online os índices correspondentes ao luto, contudo observamos que as mídias sociais online foram compreendidas em unidades de contexto que também remetiam ao luto, bem como precediam falas de enfrentamento do luto. Por fim, verificamos que as mídias sociais viabilizam a comunicação entre o paciente, seus familiares e a equipe de assistência em saúde, confirmando a hipótese deste estudo na medida em que auxilia na elaboração do luto tangenciada pelos aspectos da religião e espiritualidade e pelo luto coletivo.
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