Midias sociais como estrategia de enfrentamento do luto por familiar de vitima da COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.5966351

Palavras-chave:

COVID-19, Enfrentamento do luto, Mídias sociais, Pandemia

Resumo

A pandemia de COVID-19 alterou a dinâmica do cuidado e do enfrentamento do luto pelos familiares de suas vítimas devido a privação do contato e dos rituais de despedida. Assim, há a necessidade de implementar estratégias que facilitem a elaboração do luto pelos familiares. Nesse sentido, as redes sociais podem constituir um canal de comunicação e minimização do distanciamento e da privação da despedida. Assim, o objetivo desse estudo é apreender as percepções acerca do uso das mídias sociais como meio de contato para o enfrentamento do isolamento social na preparação do luto de um familiar de uma vítima da COVID-19. Realizamos umestudo com abordagem qualitativa descritiva, a partir da adaptação da análise de conteúdo daentrevista transmitida no programa de televisão Fantástico, concedida pelo padre Fábio de Melo, o qual perdeu a sua mãe Ana Maria, vítima da COVID-19, acompanhada da análise da frequência, da ordem e da coocorrência dos códigos deduzidos. Após as análises da transcrição da entrevista apreendemos as categorias temáticas: luto e enfrentamento do luto. O luto foi frequentemente referido à perda e à união e o luto coletivo. Ademais, o enfrentamento do luto refere-se à memória, à religiosidade e espiritualidade e às mídias sociais online. Não houve associações entre as mídias sociais online os índices correspondentes ao luto, contudo observamos que as mídias sociais online foram compreendidas em unidades de contexto que também remetiam ao luto, bem como precediam falas de enfrentamento do luto. Por fim, verificamos que as mídias sociais viabilizam a comunicação entre o paciente, seus familiares e a equipe de assistência em saúde, confirmando a hipótese deste estudo na medida em que auxilia na elaboração do luto tangenciada pelos aspectos da religião e espiritualidade e pelo luto coletivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cássia Talita Alves Dias, Faculdade de Ceilândia, Universidade de Brasília.

Graduanda em enfermagem pela Universidade de Brasília desde 2018. Possui experiência como monitora e tutora da disciplina de Saúde e Sociedade 2: A construção social do processo saúde e doença, a qual continua atuando como monitora. Liderou a organização do evento Respire e Não Pire do IEEE SSIT UnB como uma estratégia de enfrentamento do estresse e da ansiedade pela comunidade acadêmica. Atualmente integra a Comissão de Comunicação da Liga Acadêmica de Farmacologia Aplicada à Enfermagem.

Ellen Cristine Ferreira da Silva, Faculdade de Ceilândia, Universidade de Brasília.

Fisioterapeuta graduada pela Universidade de Brasília (UnB). Atua como estudante de pesquisa junto a Prof. Dra. Clarissa Cardoso dos Santos Couto Paz e é membra da Liga Acadêmica de Reabilitação Neurofuncional (NeuroLAR). Foi estagiária nos serviços da Enfermaria Pediátrica do Hospital Universitário de Brasília, no setor de Reabilitação Neurofuncional do Hospital de Apoio de Brasília, no Centro de Referência Interdisciplinar em Síndrome de Down (CRISDown) do Hospital Regional da Asa Norte e do serviço de Habilitação da Pessoa com Deficiência para o Esporte na Associação de Centro de Treinamento de Educação Física Especial (CETEFE).

Alessandra Lisboa da Silva, Núcleo de Estudos em Educação e Promoção em Saúde, Universidade de Brasília.

Doutora em Educação/UnB (Educação em Ciências e Matemática - Educação Matemática e Criatividade). Mestra em Educação PPGE/UnB (Educação Comunicação e Tecnologias). Especialista em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas ARTEDUCA/UnB. Bacharel em Administração, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Pedagogia. Coordenadora Central da Diretoria de Serviços e Projetos Especiais de Ensino (DISPRE/SUBEB/SEEDF). É líder de grupo de estudos "Projeto Matemática Todo Dia: estudos e pesquisas educacionais". Professora, supervisora, orientadora e tutora da Universidade Aberta do Brasil/UAB/UnB (desde 2006). Professoora/Mediadora/Supervisora de Cursos do Sistema Socioeducativo SINASE/ENS/UnB (desde 2010). Professora do curso de Especialização em Garantia de Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente/ENS/Endica/FE/UnB. Professora Formadora de Tutores - Centro de Educação a Distância da UnB - CEAD. Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Educação e Promoção em Saúde, da linha Trabalho-Educação, juventude(s) e Tecnologias da Informação e Comunicação (NESPROM/UnB). Pesquisadora Grupo de Pesquisas e Investigações em Educação Matemática (Grupo Pi/UnB). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Profissão Docente: Formação, Saberes e Práticas (GEPPESP/UnB). Professora do Centro Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM/NESPROM/UnB).

Referências

ABRITTA, P. Padre Fábio de Melo sobre a morte de da mãe, vítima da Covid: “Coração enlutado”BrasilRede Globo de Televisão, , 2021. Disponível em: https://globoplay.globo.com/v/9409496/.

ANA, G. S. et al. Espiritualidade e a pandemia da COVID-19: um estudo bibliográfico. Com. Ciências Saúde, v. 31, n. 3, 2020.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: Um manual prático. 7ed. ed. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2002.

COMBINATO, D. S.; QUEIROZ, M. de S. Morte: uma visão psicossocial. Estudos de Psicologia (Natal), v. 11, n. 2, p. 209–216, 2006.

DANTAS, C. D. R.; CRUZ, R.; AZEVEDO, S. De. O luto nos tempos da COVID -19: desafios do cuidado durante a pandemia Grief in the times of COVID -19: challenges to mental health care during the pandemics. Revista Latinoamericana de Psicopatología Fundmaental, v. 23, n. 3, p. 509–533, 2020.

LOPES, V. F. “Sem sequer dizer adeus”: análise linguística do desabafo de sujeitos coibidos do momento da despedida funérea. v. 6, n. 1, p. 125–141, 2020.

LUIZ, T. da S. C. et al. Memory box: possibilities to support grief in the intensive care unit during the COVID-19 pandemic. Revista Brasileira de Terapia Intensiva, v. 32, n. 3, p. 1341–1352, 2020.

Mãe do padre Fábio de Melo morre aos 83 anos, vítima da Covid. Disponível em: https://f5.folha.uol.com.br/celebridades/2021/03/mae-do-padre-fabio-de-melo-morre-aos-83-anos-vitima-da-covid.shtml. Acesso em: 28 abr. 2021.

MOREIRA PEIXOTO, T. et al. Estratégias de enfrentamento ao luto por COVID-19 para familiares que vivenciam conflitos e dilemas éticos. Saúde Coletiva (Barueri), v. 11, n. 60, p. 4610–4619, 2021.

RANZANI, O. T. et al. Characterisation of the first 250 000 hospital admissions for COVID-19 in Brazil. Lancet Respir Med, v. 9, p. 407–418, 2021.

RAO, S. et al. Psychosocial aspects of COVID-19 in the context of palliative care - A quick review. Indian Journal of Palliative Care, v. 26, n. 5, p. S116–S120, 2020.

RITCHEY, K. C. et al. Reinventing Palliative Care Delivery in the Era of COVID-19: How Telemedicine Can Support End of Life Care. American Journal of Hospice and Palliative Medicine, v. 37, n. 11, p. 992–997, 2020.

SCORSOLINI-COMIN, F. et al. A religiosidade/espiritualidade como recurso no enfrentamento da COVID-19. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, v. 10, 2020.

SHAW, D. M. Invisible Enemies: Coronavirus and Other Hidden Threats. Journal of Bioethical Inquiry, v. 17, n. 4, p. 531–534, 2020.

TASK FORCE IN PALLIATIVE CARE. PALLIATIVE CARE IN COVID-19. 3. ed.

Downloads

Publicado

2021-12-31

Como Citar

Alves Dias, C. T. ., Ferreira da Silva, E. C., & Silva, A. L. da. (2021). Midias sociais como estrategia de enfrentamento do luto por familiar de vitima da COVID-19. Revista Do CEAM, 7(2), 11–21. https://doi.org/10.5281/zenodo.5966351

Edição

Seção

Pesquisa original