DIALÉTICA SOCIAL NO RASTRO DO PENSAMENTO DE ROBERTO LYRA FILHO E MILTON SANTOS

aportes teóricos no campo do direito e geografia

Autores

Palavras-chave:

dialética

Resumo

O artigo resulta das reflexões e diálogos dos proponentes acerca dos encontros possíveis entre dois projetos de pesquisa e extensão em duas áreas distintas das ciências sociais, quais sejam, Direito e Geografia, que forjaram em duradoura trajetória de articulação entre Universidade e Movimentos Sociais, centrando na crítica epistemológica de seus respectivos campos de conhecimento a partir da concreticidade das relações sociais conflituosas de produção dos espaços geográficos e dos direitos radicada nos clamores populares por direito e justiça social e na construção de caminhos teórico-metodológicos. Revisitamos um diálogo que, na área do direito, trata dos significados e consequências da proposta teórico-metodológica “O Direito Achado na Rua, que completa 30 anos de existência, e da “Geografia Pés no Chão”, desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa GeografAR – Geografia dos Assentamentos na Área Rural, criado em 1996. Neste texto introduzimos a reflexão sobre   as possibilidades teóricas deste encontro de trajetórias, desconstruindo as noções idealistas de espaço e direito na modernidade e reconstruindo tais conceitos “na rua” e “com os pés no chão”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Buck-Morss, Susan. Hegel e Haiti. Novos estudos, CEBRAP, n. 90, 2011.

Araújo, Cloves dos Santos. Inquietações Teórico-Metodológicas em torno dos Conflitos Socio-territoriais no Oeste da Bahia, Revista del CESLA. International Latin American Studies Review, (23), 2019.

HEGEL, George Wilhelm Friedrich. Fenomenologia do Espírito. Tradução de Paulo Menezes; com a colaboração de Karl-Heing Efken, e José Nogueira Machado, 7 ed. rev., Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: UFS, 2002.

_______________________________ Princípios da Filosofia do Direito, tradução: Orlando Vitorino, São Paulo: Martins Fontes, 1997a.

________________________________Princípios da Filosofia do Direito. Tradução Norberto de Paula Lima, adaptação e notas Márcio Pugliese, São Paulo: Ícone, 1997b.

GRAMSCI, Antonio. Concepção dialética da história. 2. ed. Rio de Janeiro, RJ: Civilização Brasileira, 1978.

LYRA FILHO, Roberto. O Que é Direito? São Paulo: Brasiliense, 1999.

________ . Pesquisa em QUE direito? Brasília: Edições Nair, 1984.

MARX, Karl. Crítica da Filosofia do Direito de Hegel. São Paulo: Boitempo, 2013.

MORAES, A. C. R. (1989). A gênese da geografia moderna. São Paulo: HUCITEC.

MOREIRA, Ruy. A formação espacial brasileira: contribuição crítica aos fundamentos espaciais da Geografia do Brasil. Rio de Janeiro: Consequência, 2014.

______________ Para onde vai o pensamento geográfico? Por uma epistemologia crítica. São Paulo: Contexto, 2017.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A crítica da razão indolente – Contra o desperdício da experiência, vol. 1, São Paulo: Cortez, 2002.

______. Poderá o Direito ser emancipatório? Revista Crítica de Ciências Sociais. Coimbra, n. 65, maio de 2003.

SANTOS, Milton. Espaço e método. São Paulo: Edusp, 2012a.

SANTOS, Milton. Por uma geografia nova: da crítica da geografia a uma geografia crítica. São Paulo: Edusp, 6º Ed., 2012b.

SANTOS, Tiago Rodrigues. Entre terras e territórios: luta na/pela terra, dinâmica e (re)configurações territoriais em Bom Jesus da Lapa (BA). Campinas, SP, 2017.

SOUSA JR, José Geraldo de. Direito como Liberdade: O Direito Achado na Rua. Experiências Populares Emancipatórias de Criação do Direito. Tese (Doutorado). Brasília: UnB, 2008.

______________________ O Direito Achado na Rua: Questões Emergentes, Revisitações e Travessias: Coleção Direito Vivo, volume 5. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2021.

TROTTA, Wellington. A Crítica da Filosofia do Direito de Hegel como matéria prima da teoria política de Marx em 1843. Dissertação (mestrado) – UFRJ/ IFCS/ Programa de Pós- Graduação em Ciência Política, Rio de Janeiro: UFRJ/ IFCS, 2004.

Revista Direito.UnB |Maio - Agosto, 2022, V. 06, N. 2

Downloads

Publicado

2022-08-30

Como Citar

CÔRTES, Sara; ARAÚJO, Clove. DIALÉTICA SOCIAL NO RASTRO DO PENSAMENTO DE ROBERTO LYRA FILHO E MILTON SANTOS : aportes teóricos no campo do direito e geografia. Direito.UnB - Revista de Direito da Universidade de Brasília, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 251–267, 2022. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistadedireitounb/article/view/41079. Acesso em: 26 abr. 2024.