A Pedagogia do Axé: promoção da cidadania e fortalecimento da identidade negra pelo projeto ABC musical

Auteurs-es

  • Luiza Sousa de Carvalho Universidade de Brasília

DOI :

https://doi.org/10.26512/revistacalundu.v3i1.25236

Mots-clés :

Cidadania. Cultura Afro-brasileira. Ensino Musical. Identidade Negra. Candomblé.

Résumé

A tradição oral é uma herança africana que atravessa a cultura afro-brasileira e se traduz numa estratégia para a manutenção dos saberes tradicionais no Brasil, e também para o ensinamento de saberes diversos. A evidência de uma Pedagogia do Axé viabilizou o Projeto ABC musical que, por meio do ensino de música, com foco em ritmos afro-brasileiros, tem atuado diretamente no fortalecimento da identidade negra e na promoção de cidadania de crianças e adolescentes, bem como de seus familiares, e da comunidade do Jardim ABC, Cidade Ocidental ”“ GO. O resgate fundamental deste texto é destacar e valorizar as ações do Ilê Axé T’OjuLabá (comunidade de matriz africana), que enfrentam o racismo e a realidade da vulnerabilidade social no contexto da sociedade brasileira.

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Biographie de l'auteur-e

Luiza Sousa de Carvalho, Universidade de Brasília

Assistente Social graduada pela Universidade de Brasília e mestranda em Política Social (PPGPS) pela
mesma universidade. Integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Política Social (CEAM/UnB). Ekedji
Ty Oyá do Ilê Axé T’OjuLabá.

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Publié-e

2019-06-20

Comment citer

Sousa de Carvalho, L. (2019). A Pedagogia do Axé: promoção da cidadania e fortalecimento da identidade negra pelo projeto ABC musical. Revista Calundu, 3(1), 13. https://doi.org/10.26512/revistacalundu.v3i1.25236