Mbole dia nkisi - o terreiro de candomblé como fundamento espacial na educação ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/revistacalundu.v7i2.50491

Palavras-chave:

Educação. Meio Ambiente. Terreiro.

Resumo

O presente trabalho tem como fundamento norteador a relação entre educação ambiental e espaços de matriz africana, delimitados aqui aos terreiros de Candomblé e seus respectivos bosques sagrados, denominados neste artigo por Mbole dia Nkisi. Com pressuposto crítico e antirracista servindo de instrumentos de reflexão para o educador rever e ampliar para outros espaços metodológicos na prática de ensino. A partir de uma revisão bibliográfica sobre a diáspora africana e constituição de territórios aqui na América do sul; educação ambiental; a dinâmica do espaço- lugar como método de ensino - bem como fundamento as matrizes culturais africanas.

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Biografia do Autor

Angelo Luiz Barbosa Imbiriba, CENTRO UNIVERSITÁRIO FIBRA

Iniciado (2006) no Candomblé de Kongo Angola para o título sacerdotal de Tata Kivonda Kafunlumizô. Bacharel em Administração pela Universidade Estácio de Sá - FAP (2013). Especialista em Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola - UNIAFRO - GEAM (NEAB) UFPA (2016). Músico percussionista que atua em projetos de educação com ênfase em dança, música e literatura voltada para territorialidade Africana na Amazônia. https://lattes.cnpq.br/9061686883103133

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Publicado

2024-01-02

Como Citar

Imbiriba, A. L. B. (2024). Mbole dia nkisi - o terreiro de candomblé como fundamento espacial na educação ambiental. Revista Calundu, 7(2), 64–85. https://doi.org/10.26512/revistacalundu.v7i2.50491