"Santos" ou não, mas aqui estão: a Umbanda em Tocantinópolis - TO

Autores

  • Bruno Barros dos Santos Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.26512/revistacalundu.v3i1.23000

Palavras-chave:

Sincretismo. Reciprocidade. Campo Religioso. Irmandade.

Resumo

Através da análise de narrativas de dentro de um terreiro de Umbanda ouvidas da mãe-de-santo “Maria Bonita” foi possível descrever práticas de cura mágico religiosa e traçar uma proximidade entre os agentes mágicos religiosos do universo da pesquisa. Do mesmo modo, é utilizado recursos da analise de discurso para entender expressões polissêmicas dentro destas narrativas. O universo do terreiro em questão tem particularidades que apontam para estratégias de sobrevivência, ou seja, existe uma estreita relação com outros agentes do sagrado do campo religioso brasileiro. Neste ponto, os agentes do sagrado que tem hegemonia compartilham mesmo que momentaneamente o prestigio social com as já conhecidas por sua marginalidade, as religiões afro-brasileiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMORIM, Cleides Antônio. CASA DAS MINAS DO MARANHÃO: vozes que calam, o conflito que estabelece. Porto Alegre, UFRGS, PPGAS: 2001.

BBCFOUR, Por dentro da mente medieval. Disponível em http: //www.youtube.com/user/bleogeo/, domingo 20/ 03/2011, 13:08).

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Os deuses do povo: um estudo sobre religião popular. São Paulo: Brasiliense, 1986.

CÃCERO, Padre. In BARSA, Nova Enciclopédia. Rio de Janeiro - São Paulo, Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda, 1997, p 175-176.

DURKHEIM, Émile. Da Divisão do Trabalho Social. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1999.

FERRETI, Mundicarmo Maria Rocha. Desceu na Guma: o Caboclo no Tambor de Mina no processo de mudança de um terreiro de São Luís ”“ A casa Fanti-Ashanti, São Luís: Sioge, 2000.

LÉVI-STRAUSS, Claude. “O feiticeiro e sua magia”. In: Antropologia Estrutural. São Paulo: Cosac Naify, 2008.

MAUSS, Marcel. Ensaio sobre a dádiva: forma e razão das trocas nas sociedades arcaicas. Sociologia e Antropologia. Tradução; Paulo Neves. São Paulo: Cosac Naify, 2003.

MONTERO, Paula. Magia e Pensamento Mágico. São Paulo: Editora Ática, Serie Princípios, 1990.

Sobre Padre Cícero, disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/padre-cicero/padre-cicero.php.

TURNER, Victor W. O Processo Ritual: Estrutura e anti-estrutura. Petrópolis: Vozes, 1974.

VENÂNCIO, Sariza Oliveira Caetano. Tenda Espírita Umbandista Santa Joana D’arc: a umbanda em Araguaína. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais ”“ UFMA, Universidade Federal do Maranhão, 2013.

Downloads

Publicado

2019-06-20

Como Citar

dos Santos, B. B. (2019). "Santos" ou não, mas aqui estão: a Umbanda em Tocantinópolis - TO. Revista Calundu, 3(1), 15. https://doi.org/10.26512/revistacalundu.v3i1.23000