Sortir des anthropologismes et décoloniser les savoirs

Authors

  • Seloua Luste Boulbina Université Diderot Paris VII

Keywords:

Antropologia. Etnologia. Descolonização. Epistemologia da descolonização. Saberes

Abstract

A questão “O que aprendemos do desvio pelo Outro? ” é interessante, todavia, com a condição de efetuar uma inversão epistemológica e política, uma vez que todos os colonizados conheceram o desvio pelo Outro de forma forçada, ou seja, através da violência. Eles foram inevitavelmente desviados deles mesmos e de certa forma europeizados. Nessa perspectiva pós-colonial e não pós”“imperial, que é o caso como “nós europeus aprendemos” ”“ a colônia já é uma provincialização cultural da Europa. A adesão à igualdade simbólica, através das independências, é uma declaração (statement) de humanidade na sua tripla dimensão: racional, política e mimética (artística). Por isso, os processos de descolonização consistiram sobre diversos planos, racional, político, mimético, a fim de fazer desaparecer os antropologismos, mesmo se é de maneira variável e diferenciada, pois as utilizações políticas da etnologia excluídas, algumas vezes, no dia seguinte às independências como modo de conhecimento, não desapareceram necessariamente.

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References

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Published

2017-01-04

How to Cite

Luste Boulbina, S. (2017). Sortir des anthropologismes et décoloniser les savoirs. Revista XIX, (3), 33–45. Retrieved from https://periodicos.unb.br/index.php/revistaXIX/article/view/21591