A EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA A PARTIR DA DEFECTOLOGIA DE VYGOTSKI
DOI:
https://doi.org/10.26512/resafe.v0i25.4791Palavras-chave:
Educação Especial, Inclusão, Vygotski, DefectologiaResumo
Este artigo objetiva analisar os conceitos de Vygotski sobre Defectologia que podem ser considerados como precursores para compreensão de uma proposta de Educação Especial inclusiva. A sustentação das concepções e práticas de Educação Especial demanda um embasamento científico para o paradigma da inclusão. Assim, distinguimos a atualidade das ideias de Vygotski em seus questionamentos a respeito das explicações reducionistas e negativas sobre a deficiência. Trata-se de um estudo bibliográfico, e o fenômeno investigado foi situado através do aporte teórico da obra Fundamentos da Defectología,de autoria do próprio Vygotski e das produções científicas de autores que comentam sua obra: Beyer (2005), Barroco (2007), Newman e Holzman (2002), Oliveira (2011), Rego, (2011), Valsiner e Van Der Veer (1996), Delari Junior (2013). Os resultados obtidos evidenciaram a partir dos conceitos vygotskianos relativos ao desenvolvimento e aprendizagem das pessoas com deficiências, que o autor postulou a prática de uma Educação Especial não segregada, unificada à educação regular, para permitir a convivência plena dos alunos com deficiências na escola comum em consonância com o pressuposto da sociogênese das funções superiores humanas.
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