A EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA A PARTIR DA DEFECTOLOGIA DE VYGOTSKI

Auteurs-es

  • Luciano da Silva Façanha Universidade de Brasília
  • Wilma Cristina Bernardo Fahd

DOI :

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i25.4791

Mots-clés :

Educação Especial, Inclusão, Vygotski, Defectologia

Résumé

Este artigo objetiva analisar os conceitos de Vygotski sobre Defectologia que podem ser considerados como precursores para compreensão de uma proposta de Educação Especial inclusiva. A sustentação das concepções e práticas de Educação Especial demanda um embasamento científico para o paradigma da inclusão. Assim, distinguimos a atualidade das ideias de Vygotski em seus questionamentos a respeito das explicações reducionistas e negativas sobre a deficiência. Trata-se de um estudo bibliográfico, e o fenômeno investigado foi situado através do aporte teórico da obra Fundamentos da Defectología,de autoria do próprio Vygotski e das produções científicas de autores que comentam sua obra: Beyer (2005), Barroco (2007), Newman e Holzman (2002), Oliveira (2011), Rego, (2011), Valsiner e Van Der Veer (1996), Delari Junior (2013). Os resultados obtidos evidenciaram a partir dos conceitos vygotskianos relativos ao desenvolvimento e aprendizagem das pessoas com deficiências, que o autor postulou a prática de uma Educação Especial não segregada, unificada à educação regular, para permitir a convivência plena dos alunos com deficiências na escola comum em consonância com o pressuposto da sociogênese das funções superiores humanas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Luciano da Silva Façanha, Universidade de Brasília

Graduado, especialista e mestre em filosofia, doutor em Bioética, pela Universidade de Brasília.

Références

ARANHA, M. S. F. Projeto Escola Viva:garantindo o acesso e permanência de todos os alunos na escola: necessidades educacionais especiais dos alunos. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2005.

_________. Paradigmas da relação da sociedade com as pessoas com deficiência. Revista do Ministério Público do Trabalho, Ano XI, no. 21, março, 2001, p. 160-173.

BARROCO, S. M. S. A educação especial do novo homem soviético e a psicologia de L. S. Vygotski:implicações e contribuições para a psicologia e a educação atuais. Araraquara: [s/n], 2007.

BEYER, H. O.Inclusão e avaliação na escola:de alunos com necessidades educacionais especiais. 4. Ed. ”“Porto Alegre: Mediação, 2013.

_________.Por que Lev Vygotski quando se propõe uma educação inclusiva?In. Revista do Centro de Educação. Cadernos, Edição: 2005 ”“n°. 26.

_________.A proposta da educação inclusiva:contribuições da abordagem vygotskiana e da experiência alemã. In. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, Jul.-Dez.2003, v.9, nº.2, p.163-180.

_________. A Educação Inclusiva: ressignificando conceitos epráticas da educação especial. In.: Revista da Educação Especial / Secretaria de Educação Especial. v.1, n.1 (out. 2005). -Brasília : Secretaria de Educação Especial, 2005.

BUENO, J. G. S. et al. Políticas de educação especial no Brasil:estudo comparado das normas das unidades da federação. Brazilian special educational policies: a comparative study of the unities federation norms. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2005, v.11, nº.1, p. 97-118.

__________. Educação especial brasileira:questões conceituais e de atualidade. São Paulo: EDUC, 2011.

DANIELS, H. (Org.). Uma introdução a Vygotsky. 2. ed. ”“Tradução Marcos Bano. São Paulo: Edições Loyola, 2013.

DANILS, H. Vygotsky e a pesquisa. Tradução Edson Bini São Paulo: Edições Loyola, 2011.

DELARI JUNIOR, A. Vigotski: consciência, linguagem e subjetividade. Capinas: Alínea, 2013._________. In.: Diagnóstico do desenvolvimento e clínica pedológica da infância difícil[Esquema de investigação pedológica]. Tradução das partes 5 e 6 de: VIGOTSKI, L. S. Diagnóstico del desarollo y clínica paidológica de la infancia difícil. In: ______. Obras Escogidas. Tomo 5 ”“fundamentos de defectología. Madrid: Visor y Ministério de Educación y Ciencia, 1997. p. 275-338.

_________. Quais são as funções psíquicas superiores?Anotações para estudos posteriores. Mimeo. Umuarama, 2011.

__________. Cronologia da produção de Vigotski em defectologia. [material para fins didáticos e de apoio à pesquisa]. Umuarama. Mimeo. 2009.

FONSECA, V. da. Educação Especial: Programa de Estimulação Precoce ”“uma introdução à s ideias de Feuerstein. 2ª. ed. ver. Aumentada. Porto Alegre: Arte Médicas Sul, 1995.

GUGEL, M. A. Pessoas com Deficiência e o Direito ao Trabalho. Florianópolis: Obra Jurídica, 2007. Disponível em: http://www.ampid.org.br/ampid/Artigos/PD_Historia.php.

JANNUZZI, G. S. de M. Aeducação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI. 3ª.ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

MAZZOTTA, M. J. S. Educação Especial no Brasil: história e políticas públicas. 6ª. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

NEWMAN, F. e HOLZMAN, L. Lev Vygotsky. Cientista revolucionário. Tradução Marcos Bagno. São Paulo: Edições Loyola, 2002.

OLIVEIRA, M. K. de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico.1 ed. ”“São Paulo: Scipione, 2011.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde ”“CIF. Tradução e revisão Amélia Leitão. Lisboa: Direcção-Geral da Saúde, 2004.

REGO, T. C. Vygotsky ”“Uma Perspectiva Histórico-cultural da Educação. 22 ed. Petrópolis. Rio de Janeiro: Vozes, 2011.

SILVA, O. M. da. A Epopéia Ignorada: A Pessoa Deficiente na História do Mundo de Ontem e de Hoje. São Paulo: CEDAS, 1987.

VALSINER, J. e VAN der VEER, R. Vygotski:uma síntese. São Paulo: Edições Loyola, 1996.

VIGOTSKY, L. S. Psicologia Pedagógica. Tradução do russo e introdução de Paulo Bezerra. ”“3. ed. ”“São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010. ”“(Coleção textos de pscologia).

VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente: desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Organizadores Michael Cole... [et al.]; tradução José Cipolla Neto, Luís Silveira Mnna Barreto, Solange astro Afeche. ”“7 ed. ”“São Paulo: Martins Fontes ”“selo Martins, 2007. ”“(Psicologia e Pedagogia).

VYGOTSKI, L. S. Obras Escogidas ”“I. El significado histórico de la crisis de la Psicología. Madrid: Machado grupo de Distribución, SL., 2013.

VYGOTSKI, L. S. Obras Escogidas ”“III. Problemas del desarrollo de la psique. Madrid: Machado grupo de Distribución, SL., 2012.

VYGOTSKI, L. S. Obras Escogidas ”“V. Fundamentos de defectología. Madrid: Machado grupo de Distribución, SL., 2012.

WOODWARD, K. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In.: SILVA, T. T. da. (Org.). 9. ed. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2009.

Téléchargements

Publié-e

2016-01-21

Comment citer

Façanha, L. da S., & Fahd, W. C. B. (2016). A EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA A PARTIR DA DEFECTOLOGIA DE VYGOTSKI. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (25), 113–133. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i25.4791

Numéro

Rubrique

Artigos