O FILOSOFAR COMO CRIAÇÃO DOS SENTIDOS DA EXPERIÊNCIA

Autores

  • Darcísio M. Muraro

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i19.4571

Palavras-chave:

Filosofia, Filosofia da Educação, Filosofar, Experiência, Cultura

Resumo

O debate sobre o ensino de Filosofia no Brasil tem se pautado em torno de uma argumentação voltada preponderantemente para a defesa daquilo que pode ser chamado de transmissão da “tradição filosófica ou, de forma mais divergente, o desenvolvimento de habilidade de pensamento. Invariavelmente essas abordagens da filosofia se convertem num exercício retórico reduzindo o filosofar numa arte literária fechada que não ilumina nem dirige a confusão que a criança e o jovem encontram-se imersos em suas experiências de vida. Pretendemos argumentar nesse artigo que a educação filosófica pode ser pensada sob outro patamar, ou seja, estabelecendo como seu objeto primário o campo contínuo, interconectado e conflituoso da experiência de vida. Para desenvolver nossa argumentação tomaremos como referência a compreensão da filosofia como uma atividade de pensamento reflexivo no âmbito social e cultural de valor indispensável uma vez que ela tem a tarefa de pensar os problemas da experiência presente tal como podemos encontrar nas principais obras de John Dewey. A filosofia passa a habitar a experiência gerando e vitalizando os sentidos lógicos, éticos, políticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DEWEY, John. A arte como experiência.Trad. Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

______. Como pensamoscomo se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo: uma reexposição.Tradução: Haydée Camargo Campos. 4ª ed. São Paulo: Nacional, 1979a. Atualidades pedagógicas; vol. 2. 292 p.

______. Democracia e educação.Tradução: Godofredo Rangel e Anísio Teixeira. São Paulo: Nacional, 1979b. Atualidades pedagógicas; vol. 21. 416p.

______. Essays in experimental logic.New York: Dover publications, 1953. 444p.

______. Experience and education. New York: The Macmillan Company, 1939a.

______. Experience and nature.New York: Dover Publications, Inc., 1958. 443p.

______. From absolutism to experimentalism. In: ADAMS, G.P., MONTAGUE, W.P. Contemporary American philosophy, vol. II. New York: The Macmillan Co., 1930. p.12-27.

______. Liberalismo, liberdade e cultura.Tradução: Anísio Teixeira. São Paulo: Nacional e Ed da USP,1970. 261p.

______. Logic. The theory of inquiry. New York: Henry Hold and Company, 1960. 546p.

______. The latter works of John Dewey, 1925-1953:1939-1941(LW). Edited by Jo Ann Boydston. Volume 16. Carbondale: Sounthen Illinois University Press, 1991a. 523p.

______. The latter works of John Dewey, 1925-1953: 1949-1952. (LW). Edited by Jo Ann Boydston. Volume 16. Carbondale: Sounthen Illinois University Press, 1991b.

______. The public and its problems.12a. ed. Ohio: Ohio University Press, 1991c. 236 p.

______. The quest for certainty:a study of the relation of knowledge and action. 12 ed., New York: Minton, Balch & Company, 1929. 318 p.

______. The influence of Darwin on Philosophy and other Essays in contemporary Thought.Bloomington: Indiana University Press, 1965. 309p

Downloads

Como Citar

Muraro, D. M. (2013). O FILOSOFAR COMO CRIAÇÃO DOS SENTIDOS DA EXPERIÊNCIA. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (19), 135–158. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i19.4571

Edição

Seção

Artigos