ANÁLISE DO DISCURSO PEDAGÓGICO NO “CONTO DE ESCOLA” DE MACHADO DE ASSIS:
ENCONTRO ENTRE LITERATURA, ESTÉTICA E EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.26512/resafe.v0i10.4193Palavras-chave:
Ciências Sociais, Filosofia, Educação, Filosofia da Educação, Ensino de Filosofia, Conto, Discurso pedagógico, Literatura, Machado de AssisResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar o discurso pedagógico no "Conto de Escola" do escritor brasileiro Machado de Assis. Primeiramente, procura problematizar o significado de discurso pedagógico, onde se conclui que todo discurso tem por objetivo "provocar ou aumentar a adesão dos espíritos à s teses que se apresentam a seu assentimento", e que o discurso pedagógico, em especial, trata-se de uma compilação de sub-discursos no campo pedagógico, em decorrência das diferentes maneiras de se conceber a educação. No segundo momento, procura-se entender a arte como linguagem, em especial a literatura, a fim de se estabelecer um modo de decodificação do discurso pedagógico constatado em diferentes manifestações literárias, passando por uma análise da literatura em geral para posteriormente ocupar-se da prosa literária, mais especificamente do conto, objeto deste trabalho. Em seguida, remontamos ao contexto educacional do século XIX, auxiliar à composição do universo espaço-temporal do conto machadiano. Enfim, é analisado o conto de Machado, procurando dar ênfase ao discurso pedagógico a ele subjacente.
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