DA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA À FILOSOFIA COMO PRÁTICA FORMATIVA
DOI :
https://doi.org/10.26512/resafe.v0i26.4864Mots-clés :
Filosofia, Educação, Prática formativa, Experiência estética, EthosRésumé
Pretende-se abordar a problemática da filosofia como prática formativa, tendo como paradigma a experiência estética enquanto via para uma formação ética que inclua as dimensões emocional, afetiva e criativa do ser humano (e não apenas a formação intelectual ou técnico-profissional), retomando assim as tradições filosóficas formativas da Paideia antiga, assim como as da autonomia e da Bildung modernas.
Téléchargements
Références
DUFRENNE, Mikel (1959). Lanotion d ´a priori. Paris: PUF.
DUFRENNE, Mikel (1981). Inventaire des a priori. Paris: Christian Bourgois.
GERAETS, Theodore (1991). Vers une nouvelle philosophie transcendentale. La Haye: Martinus Nijhoff.
GROS, Fréderic (2006). Michel Foucault. Paris: PUF.
HADOT, Pierre (2001).La philosophie comme manière de vivre. Paris: Albin Michel.
LOPES, Baltazar (2008). Chiquinho. Lisboa: Cotovia.
O ´LEARY, Timothy (2002). Foucault and the Art of Ethics. London: Continuum.
RENAUT, Alain (2007). Kant Aujourd ´hui. Paris: Flammarion.
RICOEUR (1999). Lectures 2. Paris: Seuil.Número 26: maio-out./2016