ÉTICA E AUTONOMIA:

UMA VIA DE MÃO DUPLA NA DOCÊNCIA

Autores

  • Marcos Fábio A. Nicolau Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i25.4793

Palavras-chave:

Formação Docente, Pedagogia da Pergunta, Atitude Crítica, Autodeterminação, Ética, Autonomia

Resumo

Em diálogo com Paulo Freire, o artigo enfatiza a condição sine qua non de existir ética para haver docência, afirmando ainda que a ética pode ser ensinada, mas não com base apenas em conceitos, pois somente através da interação e do reconhecer da alteridade pode o professor assumir uma atitude ética, sendo autônomo e gerando autonomia.

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Biografia do Autor

Marcos Fábio A. Nicolau, Universidade de Brasília

Graduado, especialista e mestre em filosofia, doutor em Bioética, pela Universidade de Brasília.

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Como Citar

Nicolau, M. F. A. (2016). ÉTICA E AUTONOMIA:: UMA VIA DE MÃO DUPLA NA DOCÊNCIA. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (25), 153–171. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i25.4793

Edição

Seção

Artigos