CONCEPÇÕES DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO EM ALGUNS AUTORES COLOMBIANOS

Auteurs-es

  • Adolfo Ramos Lamar
  • Jacson Raul Tiedt

DOI :

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i19.4568

Mots-clés :

Educação, Filosofia da Educação, Ciências da Educação, Pedagogia, Colômbia

Résumé

No Brasil, diversos grupos de pesquisa apresentam interesse em aprofundar a Educação em outros países latinoamericanos. A presente pesquisa forma parte do grupo “Filosofia e Educação” (Educogitans), Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, Santa Catarina, Brasil, que tem interesse em aprofundar a problemática epistemológica educacional latino americana. Colômbia é um dos países com uma expressiva produção sobre a referida problemática. Assim, o objetivo da presente pesquisa é identificar e analisar algumas concepções de cientificidade no pensamento epistemológico da educação na Colômbia. Visa aprofundar as concepções de Ciências da Educação por parte de autores colombianos. Também se aprofundará em como consideram o objeto da epistemologia e sua importância para a América Latina. Os dados foram coletados mediante os levantamentos bibliográficos e documentais e interpretados no contexto das perspectivas da epistemologia da Educação na América Latina.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

GALLEGO BADILLO, Rômulo. La Institucionalizacion de la actividad científica en Colombia. Revista Educacion y Educadores, vol13,nº3 (2010)

______. Un Concepto Epistemologico de Modelo para la Didática de las ciências experimentales. Revista eletrônica de Enseñanza de las Ciencias vol.3 nº3, 2004.

JAPIASSU,H. Introdução ao Pensamento Epistemológico. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1988.

LAMAR, Adolfo Ramos.A pesquisa educacional e a concepção "kuhniana" da ciencia: o caso das teses de doutorado da FE/UNICAMP ”“Tese Doutorado. Orientador Prof. Dr.Sílvio Ancizar Sanchez Gamboa. Campinas, São Paulo, 1998.

MARTINEZ BOOM, A. Hacia um atlas de La pedagogia colombiana. Alternativas, IX,2004.

MOCKUS. Antanas. Las Fronteras de la escuela. Ed. Magisterio. Bogotá,1994.

RIOS BELTRÁN, R. Las Ciencias de la Educacion en Colombia: algunos elementos históricos sobre su apropiacion e intitucionalizacion 1926 ”“1954).Revista Memória & Sociedade, vol 08 nº 12 ”“junio deciembre (2004).

SANCHEZ GAMBOA, S. A. Pesquisa em Educação: métodos e epistemologias. Chapecó, Ed.Argos, 2007.

TAMAYO V, Alfonso. Tendencias de la Pedagogia en Colombia. latinoam.estud.educ. Monizales,3, 65-76 enero-junio de 2007.

______. El Movimiento Pedagógico en Colombia.Revista HISTEDBR, nº 24, p. 102-113, dez, 2006.

VILLA, Mario D. El Campo intelectual de La Educacion en Colômbia. Textos Universitários, Universidade Del Valle, Cali, (1993).

YARZA de los Rios, Alexander. Apuntes para uma epistemologia y uma pedagogia de educacion especial en Colombia.Revista de Pedagogia, Escuela de Educación, Univerdidad Central deVenezuela, Caracas, 2005, nº 76, mayo-agosto, p. 281-305,2005.

ZULUAGA, Olga Lucia. Pedagogia e Historia. Editorial Universidad de Antioquia,Bogotá,(1999)

Téléchargements

Comment citer

Lamar, A. R., & Tiedt, J. R. (2013). CONCEPÇÕES DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO EM ALGUNS AUTORES COLOMBIANOS. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (19), 103–119. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i19.4568

Numéro

Rubrique

Artigos