CUIDADO DE SI E ENSINO DE FILOSOFIA:
PROBLEMATIZAÇÕES EM TORNO DO FILOSOFAR E DO ENSINAR A FILOSOFAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI :
https://doi.org/10.26512/resafe.v0i19.4556Mots-clés :
Filosofia da Educação, Ensino de Filosofia, Educação, Filosofia, Conhecimento de si, Cuidado de si, Subjetividade, VerdadeRésumé
A partir do estudo sobre o processo histórico de ressignificação da relação entre subjetividade e verdade, realizado por Michel Foucault no curso “A Hermenêutica do Sujeito”, o presente artigo analisa as possíveis implicações dessa ressignificação no processo de institucionalização da filosofia, problematizando, por conseguinte, a temática do ensino de Filosofia na Educação Básica.
Téléchargements
Références
BRASIL, LDB. Lei 9394/96 ”“Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: . Acesso em: 29 de Out. de 2011
BRASIL/MEC. Orientações curriculares para o Ensino Médio.Vol. 3. Brasília, MEC, 2006.
CASTRO, Edgardo. Vocabulário de Foucault: um percurso pelos seus temas, conceitos e autores. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
EIZIRIK, Marisa. Michel Foucault ”“um pensador do presente. 2. ed. Ijuí: Ed. UNIJUÃ, 2005.
FOUCAULT, Michel. Hermenêutica do Sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
GALLO, S e KOHAN, W. O. “Crítica de alguns lugares-comuns ao se pensar a filosofia no ensino médio”. In: GALLO, S e KOHAN, W. O. Filosofia no ensino médio. Petrópolis: Vozes, 2000, p.174-196.
GT FILOSOFAR E ENSINAR A FILOSOFAR DA ANPOF. Proposta do GT. Disponível em: <http://www.filoeduc.org/gt/gt_apresenta.html>. Acesso em: 29 de Out. de 2011
HADOT, Pierre. O que é a filosofia antiga?São Paulo: Edições Loyola, 2010.
POTTE-BONNEVILLE, Mathieu. “Um mestre sem verdade? Retrato de Foucault como estoico paradoxal”. In: KOHAN, Walter Omar; GONDRA, José (Orgs.). Foucault 80 anos. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, pp. 129-150.