DA CONFIGURAÇÃO ANTROPOLÓGICA DA FILOSOFIA AO PENSAMENTO DO ACONTECIMENTO: DEVIR, INFÂNCIA E EDUCAÇÃO

Auteurs-es

  • Rodrigo Barbosa Lopes Universitário de Votuporanga - UNIFEV

DOI :

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i16.4442

Mots-clés :

Ciências Sociais, Filosofia, Educação, Filosofia da Educação, Ensino de Filosofia, Acontecimento, Devir, Infância, Subjetivação

Résumé

Este artigo tem o objetivo de propor em linhas gerais uma alternativa ao discurso antropológico-humanista do pensamento filosófico, que predominava em fins do século XIX, e que ainda hoje estende seus efeitos ao pensamento da filosofia sobre a educação e sobre o tema do sujeito e da constituição da subjetividade no processo educativo.

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Biographie de l'auteur-e

Rodrigo Barbosa Lopes, Universitário de Votuporanga - UNIFEV

Mestre em Filosofia e doutorando em Educação na Universidade Estadual Paulista -Júlio de Mesquita Filho”– (UNESP/Marília). É membro do Grupo de Estudo e Pesquisa -Educação e Filosofia”– (GEPEF) e professor de Filosofia da Educação no Centro Universitário de Votuporanga, SP - UNIFEV.

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Publié-e

2011-10-11

Comment citer

Lopes, R. B. (2011). DA CONFIGURAÇÃO ANTROPOLÓGICA DA FILOSOFIA AO PENSAMENTO DO ACONTECIMENTO: DEVIR, INFÂNCIA E EDUCAÇÃO. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (16), 89–108. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i16.4442

Numéro

Rubrique

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