EDUCAÇÃO FÍSICA, COMPETIÇÃO E SOCIABILIDADE CAPITALISTA

Auteurs-es

  • Nildo Viana Universidade Federal de Goiás - UFG

DOI :

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i16.4441

Mots-clés :

Ciências Sociais, Filosofia, Educação, Filosofia da Educação, Ensino de Filosofia, Competição, Educação física, Sociabilidade, Mentalidade, Pedagogia autogestionária

Résumé

O artigo aborda o tema da competição na educação física. A competição é apontada como um produto social e histórico, constituído pelo capitalismo que gera uma sociabilidade e mentalidade competitivas, cujo resultado é a naturalização desse fenômeno social. A educação física tende a reforçar esse processo de naturalização e, assim, reproduzir as suas bases sociais de existência. Esta reflexão provoca a necessidade de repensar as teorias e práticas da educação física, apontando para uma mudança pedagógica, pautada na pedagogia autogestionária.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Nildo Viana, Universidade Federal de Goiás - UFG

Professor da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás (UFG); Mestre em Filosofia (UFG) e Sociologia (UnB); Doutor em Sociologia (UnB)

Références

ALBERONI, F. O Erotismo. São Paulo: Círculo do Livro, 1980.

BARSTED, Denis Linhares. Medição de Forças. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.

BERGER, Peter. O Dossel Sagrado. Elementos para uma Teoria Sociológica da Religião. São Paulo: Edições Paulinas, 1985.

BOURDIEU, Pierre & PASSERON, Jean-Claude. A Reprodução. Elementos Para Uma Teoria do Sistema de Ensino. 2aedição, Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1982.

BOURDIEU, Pierre. “O Campo Científico”. In: ORTIZ, R. (org.). Bourdieu. São Paulo: Ática, 1994.

COSTE, Jean-Claude. A Psicomotricidade. 2aed. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

DARWIN, Charles. A Origem do Homem. São Paulo: Hemus, 1974.

DURKHEIM, E. Educação e sociologia. 11aed. São Paulo: Melhoramentos, 1978.

ETZIONI, Amitai. As Organizações Modernas. 5ª edição, São Paulo: Pioneira, 1976,

FERREIRA, Marcos Santos. “Aptidão física e saúde na educação Física escolar: ampliando o enfoque”. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Campinas, v. 22, n. 2, jan. 2001.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. História da Violência nas Prisões. 2aedição, Petrópolis: Vozes, 1983.

FROMM, Erich. Psicanálise da sociedade contemporânea. 8aed. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.

HUNT e SHERMANN. História do pensamento econômico. Petrópolis: Vozes, 1988.

KURZ, Robert. O Colapso da Modernização. 2ª edição, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.

LOBROT, Michel. A Pedagogia Institucional. Por uma Pedagogia Autogestionária. Lisboa: Iniciativas Editoriais, 1973.

MARX, Karl. A Miséria da Filosofia.2ª Edição, São Paulo: Global, 1985.

____. O Capital. 5 vols. São Paulo: Nova Cultural, 1988.

OLIVEIRA, Marco Aurélio Taborda. “Educação física escolar e Ditadura militar no Brasil (1968-1984): Entre a adesão e a resistência”. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Campinas, v. 25, n. 2, jan. 2004.

ROSSI, Wagner. Capitalismo e educação. São Paulo: Moraes, 1980.

TRAGTENBERG, M. Sobre Educação, Política e Sindicalismo. 2ª Edição, São Paulo: Cortez, 1990.

VAYER, P.e TOULOUSE, P. Linguagem Corporal. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.

VIANA, Nildo. “Adorno: Educação e Emancipação”. Resafe ”“Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação. Brasília/UnB, num. 04, mai./out. 2005. Disponível em: http://vsites.unb.br/fe/tef/filoesco/resafe/numero004/acessado em: 20/04/2011.

____. “Darwin e a Competição na Comunidade Científica”. Fragmentos de Cultura. Ifiteg/UCG. Vol. 13. jan./fev. 2003a.

____. “Darwin Nu”. Revista Eletrônica Espaço Acadêmico(UEM), v. 8, num. 95, Abril de 2009b. Disponível em: http://www.espacoacademico.com.br/095/95esp_viana.htmacessado em: 20/04/2011.

____. “Darwinismo e Ideologia”. Pós ”“Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais. UnB. Brasília, ano 5, n. 5, dez. 2001.

____. “Educação, sociedade e autogestão pedagógica”. Revista Urutágua(UEM), v. 16, num. 16, 2008b. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Urutagua/article/view/3689/3275acessado em: 20/04/2011.

____. “Marx e a Educação”. Estudos (Goiânia), UCG, v. 31, n. 3, p. 543-566, 2004.

____. “O Significado Político do Futebol”. Revista Espaço Acadêmico (UEM).Ano X, num. 111, Agosto de 2010. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/viewFile/10755/5840Acessado em: 20/04/2011.

____. “Violência e Escola”. In: VIEIRA, R. & VIANA, N. (orgs.). Educação, Cultura e Sociedade. Abordagens Críticas da Escola. Goiânia: Edições Germinal, 2002.

____. A Consciência da História ”“Ensaios sobre o materialismo histórico-dialético.2ª edição, Rio de Janeiro: Achiamé, 2007a.

____. Estado, Democracia e Cidadania. A Dinâmica da Política Institucional no Capitalismo. Rio de Janeiro: Achiamé, 2003b.

____. Introdução à Sociologia. 2ªedição, Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

____. O Capitalismo na Era da Acumulação Integral. São Paulo: Idéias e Letras, 2009a.

____. Os Valores na Sociedade Moderna. Brasília: Thesaurus, 2007b.

____. Universo Psíquico e Reprodução do Capital. Ensaios Freudo-Marxistas. São Paulo: Escuta, 2008a.

WRIGHT MILLS, C. Poder e política. Rio de Janeiro: Zahar, 1965.

Téléchargements

Publié-e

2011-10-11

Comment citer

Viana, N. (2011). EDUCAÇÃO FÍSICA, COMPETIÇÃO E SOCIABILIDADE CAPITALISTA. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (16), 71–88. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i16.4441

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s