EDUCAÇÃO FÍSICA, COMPETIÇÃO E SOCIABILIDADE CAPITALISTA
DOI :
https://doi.org/10.26512/resafe.v0i16.4441Mots-clés :
Ciências Sociais, Filosofia, Educação, Filosofia da Educação, Ensino de Filosofia, Competição, Educação física, Sociabilidade, Mentalidade, Pedagogia autogestionáriaRésumé
O artigo aborda o tema da competição na educação física. A competição é apontada como um produto social e histórico, constituído pelo capitalismo que gera uma sociabilidade e mentalidade competitivas, cujo resultado é a naturalização desse fenômeno social. A educação física tende a reforçar esse processo de naturalização e, assim, reproduzir as suas bases sociais de existência. Esta reflexão provoca a necessidade de repensar as teorias e práticas da educação física, apontando para uma mudança pedagógica, pautada na pedagogia autogestionária.
Téléchargements
Références
ALBERONI, F. O Erotismo. São Paulo: Círculo do Livro, 1980.
BARSTED, Denis Linhares. Medição de Forças. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.
BERGER, Peter. O Dossel Sagrado. Elementos para uma Teoria Sociológica da Religião. São Paulo: Edições Paulinas, 1985.
BOURDIEU, Pierre & PASSERON, Jean-Claude. A Reprodução. Elementos Para Uma Teoria do Sistema de Ensino. 2aedição, Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1982.
BOURDIEU, Pierre. “O Campo Científico”. In: ORTIZ, R. (org.). Bourdieu. São Paulo: Ática, 1994.
COSTE, Jean-Claude. A Psicomotricidade. 2aed. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
DARWIN, Charles. A Origem do Homem. São Paulo: Hemus, 1974.
DURKHEIM, E. Educação e sociologia. 11aed. São Paulo: Melhoramentos, 1978.
ETZIONI, Amitai. As Organizações Modernas. 5ª edição, São Paulo: Pioneira, 1976,
FERREIRA, Marcos Santos. “Aptidão física e saúde na educação Física escolar: ampliando o enfoque”. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Campinas, v. 22, n. 2, jan. 2001.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. História da Violência nas Prisões. 2aedição, Petrópolis: Vozes, 1983.
FROMM, Erich. Psicanálise da sociedade contemporânea. 8aed. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.
HUNT e SHERMANN. História do pensamento econômico. Petrópolis: Vozes, 1988.
KURZ, Robert. O Colapso da Modernização. 2ª edição, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.
LOBROT, Michel. A Pedagogia Institucional. Por uma Pedagogia Autogestionária. Lisboa: Iniciativas Editoriais, 1973.
MARX, Karl. A Miséria da Filosofia.2ª Edição, São Paulo: Global, 1985.
____. O Capital. 5 vols. São Paulo: Nova Cultural, 1988.
OLIVEIRA, Marco Aurélio Taborda. “Educação física escolar e Ditadura militar no Brasil (1968-1984): Entre a adesão e a resistência”. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Campinas, v. 25, n. 2, jan. 2004.
ROSSI, Wagner. Capitalismo e educação. São Paulo: Moraes, 1980.
TRAGTENBERG, M. Sobre Educação, Política e Sindicalismo. 2ª Edição, São Paulo: Cortez, 1990.
VAYER, P.e TOULOUSE, P. Linguagem Corporal. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.
VIANA, Nildo. “Adorno: Educação e Emancipação”. Resafe ”“Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação. Brasília/UnB, num. 04, mai./out. 2005. Disponível em: http://vsites.unb.br/fe/tef/filoesco/resafe/numero004/acessado em: 20/04/2011.
____. “Darwin e a Competição na Comunidade Científica”. Fragmentos de Cultura. Ifiteg/UCG. Vol. 13. jan./fev. 2003a.
____. “Darwin Nu”. Revista Eletrônica Espaço Acadêmico(UEM), v. 8, num. 95, Abril de 2009b. Disponível em: http://www.espacoacademico.com.br/095/95esp_viana.htmacessado em: 20/04/2011.
____. “Darwinismo e Ideologia”. Pós ”“Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais. UnB. Brasília, ano 5, n. 5, dez. 2001.
____. “Educação, sociedade e autogestão pedagógica”. Revista Urutágua(UEM), v. 16, num. 16, 2008b. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Urutagua/article/view/3689/3275acessado em: 20/04/2011.
____. “Marx e a Educação”. Estudos (Goiânia), UCG, v. 31, n. 3, p. 543-566, 2004.
____. “O Significado Político do Futebol”. Revista Espaço Acadêmico (UEM).Ano X, num. 111, Agosto de 2010. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/viewFile/10755/5840Acessado em: 20/04/2011.
____. “Violência e Escola”. In: VIEIRA, R. & VIANA, N. (orgs.). Educação, Cultura e Sociedade. Abordagens Críticas da Escola. Goiânia: Edições Germinal, 2002.
____. A Consciência da História ”“Ensaios sobre o materialismo histórico-dialético.2ª edição, Rio de Janeiro: Achiamé, 2007a.
____. Estado, Democracia e Cidadania. A Dinâmica da Política Institucional no Capitalismo. Rio de Janeiro: Achiamé, 2003b.
____. Introdução à Sociologia. 2ªedição, Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
____. O Capitalismo na Era da Acumulação Integral. São Paulo: Idéias e Letras, 2009a.
____. Os Valores na Sociedade Moderna. Brasília: Thesaurus, 2007b.
____. Universo Psíquico e Reprodução do Capital. Ensaios Freudo-Marxistas. São Paulo: Escuta, 2008a.
WRIGHT MILLS, C. Poder e política. Rio de Janeiro: Zahar, 1965.