Notas sobre o Ensino de Filosofia na Pós-Modernidade

Auteurs-es

  • Ingrid Müller Xavier Colégio Pedro II

DOI :

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i8/9.4164

Mots-clés :

Ciências Sociais, Filosofia, Filosofia-ensino, Ensino da filosofia na Pós-Modernidade

Résumé

Este trabalho tem por objetivo examinar possíveis contribuições de Lyotard e Jameson para pensar um dos obstáculos ao ensino de filosofia que, por falta de melhor denominação chamaremos "regime de atenção dos adolescentes contemporâneos".

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Ingrid Müller Xavier, Colégio Pedro II

Professora de Filosofia do Colégio Pedro II; doutoranda do Programa de pós-graduação em educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Références

ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Editora Mestre Jou, 1982.

BADIOU. A. Para uma nova teoria do sujeito.Rio de Janeiro: Relume Dumará,2002.

BUCCI, E.; KEHL, M. R. Videologias. São Paulo: Boitempo, 2004.

CRARY, J. Suspensions of Perception, Attention, Spectacle and ModernCulture, Massachusetts: MIT Press, 2001.

DELEUZE, G. Diferença e Repetição. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

FERRAZ, Maria Cristina Franco. Guerra, televisão e superexcitação doscorpos: ensaio de reflexão acerca dos atentados de 11 de setembro de 2001.In: PORTO, Sérgio Dayrell (org.). A incompreensão das diferenças: 11 desetembro em Nova York. Brasília: IESB, 2002.

FREUD, S. Algumas reflexões sobre a psicologia do escolar. In: ObrasCompletas. Vol. XIII, Rio de Janeiro: Imago, 1974.

FRIGERIO, G. “A propósito del maestro ignorante y sus lecciones: testimonio de una relación transferencial”.In: Educação e Sociedade, v.24, n. 82. Campinas, abril, 2003.

GUATTARI, F. Chaosmos: An ethico-aesthetic paradigm. Bloomington: Indiana University Press, 1995.

JAMESON, F. Pós-modernismo, a lógica cultural do capitalismo tardio. São Paulo: Ed. Ática, 1997.

Téléchargements

Comment citer

Xavier, I. M. (2011). Notas sobre o Ensino de Filosofia na Pós-Modernidade. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (8/9), 3–13. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i8/9.4164

Numéro

Rubrique

Artigos