Notas sobre o Ensino de Filosofia na Pós-Modernidade

Authors

  • Ingrid Müller Xavier Colégio Pedro II

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i8/9.4164

Keywords:

Ciências Sociais, Filosofia, Filosofia-ensino, Ensino da filosofia na Pós-Modernidade

Abstract

Este trabalho tem por objetivo examinar possíveis contribuições de Lyotard e Jameson para pensar um dos obstáculos ao ensino de filosofia que, por falta de melhor denominação chamaremos "regime de atenção dos adolescentes contemporâneos".

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Ingrid Müller Xavier, Colégio Pedro II

Professora de Filosofia do Colégio Pedro II; doutoranda do Programa de pós-graduação em educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

References

ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Editora Mestre Jou, 1982.

BADIOU. A. Para uma nova teoria do sujeito.Rio de Janeiro: Relume Dumará,2002.

BUCCI, E.; KEHL, M. R. Videologias. São Paulo: Boitempo, 2004.

CRARY, J. Suspensions of Perception, Attention, Spectacle and ModernCulture, Massachusetts: MIT Press, 2001.

DELEUZE, G. Diferença e Repetição. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

FERRAZ, Maria Cristina Franco. Guerra, televisão e superexcitação doscorpos: ensaio de reflexão acerca dos atentados de 11 de setembro de 2001.In: PORTO, Sérgio Dayrell (org.). A incompreensão das diferenças: 11 desetembro em Nova York. Brasília: IESB, 2002.

FREUD, S. Algumas reflexões sobre a psicologia do escolar. In: ObrasCompletas. Vol. XIII, Rio de Janeiro: Imago, 1974.

FRIGERIO, G. “A propósito del maestro ignorante y sus lecciones: testimonio de una relación transferencial”.In: Educação e Sociedade, v.24, n. 82. Campinas, abril, 2003.

GUATTARI, F. Chaosmos: An ethico-aesthetic paradigm. Bloomington: Indiana University Press, 1995.

JAMESON, F. Pós-modernismo, a lógica cultural do capitalismo tardio. São Paulo: Ed. Ática, 1997.

How to Cite

Xavier, I. M. (2011). Notas sobre o Ensino de Filosofia na Pós-Modernidade. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (8/9), 3–13. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i8/9.4164