A FENOMENOLOGIA DO ENSINO DE FILOSOFIA COMO HERMENÊUTICA DA SALA DE AULA

Auteurs-es

  • Gustavo Silvano Batista
  • Leonardo Henrique Morais Martins

DOI :

https://doi.org/10.26512/resafe.v2i34.35136

Mots-clés :

Heidegger, Ensino de filosofia, Aprendizado, Disposição, Autenticidade

Résumé

O presente artigo pretende discutir o ensino de filosofia a partir das reflexões de Martin Heidegger, ressaltando seu caráter fenomenológico. Neste sentido, ao tratar a relação entre ensino e aprendizado no horizonte da sala de aula, buscamos compreender a relação entre docente e discente como um caminho existencial no qual todo conhecimento é possível de ser aprendido, à medida que a própria compreensão hermenêutica se dá nas atitudes reflexivas docente e discente. Assim, compreendemos a sala de aula como um ambiente especialmente hermenêutico, pois possibilita o questionamento filosófico para além da transmissão de conhecimentos filosóficos historicamente estabelecidos, abrindo espaço para uma reflexão mais fundamental e, por essa razão, existencial.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Gustavo Silvano Batista

Doutor em Filosofia pela PUC-RJ. Professor do Departamento de Filosofia da UFPI. Professor Permanente do PPGFIL/UFPI e Colaborador do PROF-FILO/ UFPR - Núcleo UFT.

Leonardo Henrique Morais Martins

Mestre em Filosofia pela UFT. Professor de Filosofia no Ensino Médio no Estado do Tocantins.

Références

HEIDEGGER, M. Ensaios e conferências. Petrópolis/ Bragança Paulista: Vozes/Editora Universitária São Francisco, 2008.

HEIDEGGER, M. Ser e Tempo. Petrópolis: Vozes, 2002.

HEIDEGGER, M. Conferências e escritos filosóficos. Coleção ‘Os Pensadores’. São Paulo: Abril Cultural, 1973.

HEIDEGGER, M. Que é uma coisa? Tradução de Carlos Morujão. Lisboa: Edições 70, 1987.

Téléchargements

Publié-e

2020-11-12

Comment citer

Batista, G. S., & Martins, L. H. M. . (2020). A FENOMENOLOGIA DO ENSINO DE FILOSOFIA COMO HERMENÊUTICA DA SALA DE AULA. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), 2(34), 127–139. https://doi.org/10.26512/resafe.v2i34.35136

Numéro

Rubrique

Dossiê: "VI Encontro do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar"