A FENOMENOLOGIA DO ENSINO DE FILOSOFIA COMO HERMENÊUTICA DA SALA DE AULA

Autores/as

  • Gustavo Silvano Batista
  • Leonardo Henrique Morais Martins

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v2i34.35136

Palabras clave:

Heidegger, Ensino de filosofia, Aprendizado, Disposição, Autenticidade

Resumen

O presente artigo pretende discutir o ensino de filosofia a partir das reflexões de Martin Heidegger, ressaltando seu caráter fenomenológico. Neste sentido, ao tratar a relação entre ensino e aprendizado no horizonte da sala de aula, buscamos compreender a relação entre docente e discente como um caminho existencial no qual todo conhecimento é possível de ser aprendido, à medida que a própria compreensão hermenêutica se dá nas atitudes reflexivas docente e discente. Assim, compreendemos a sala de aula como um ambiente especialmente hermenêutico, pois possibilita o questionamento filosófico para além da transmissão de conhecimentos filosóficos historicamente estabelecidos, abrindo espaço para uma reflexão mais fundamental e, por essa razão, existencial.

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Biografía del autor/a

Gustavo Silvano Batista

Doutor em Filosofia pela PUC-RJ. Professor do Departamento de Filosofia da UFPI. Professor Permanente do PPGFIL/UFPI e Colaborador do PROF-FILO/ UFPR - Núcleo UFT.

Leonardo Henrique Morais Martins

Mestre em Filosofia pela UFT. Professor de Filosofia no Ensino Médio no Estado do Tocantins.

Citas

HEIDEGGER, M. Ensaios e conferências. Petrópolis/ Bragança Paulista: Vozes/Editora Universitária São Francisco, 2008.

HEIDEGGER, M. Ser e Tempo. Petrópolis: Vozes, 2002.

HEIDEGGER, M. Conferências e escritos filosóficos. Coleção ‘Os Pensadores’. São Paulo: Abril Cultural, 1973.

HEIDEGGER, M. Que é uma coisa? Tradução de Carlos Morujão. Lisboa: Edições 70, 1987.

Publicado

2020-11-12

Cómo citar

Batista, G. S., & Martins, L. H. M. . (2020). A FENOMENOLOGIA DO ENSINO DE FILOSOFIA COMO HERMENÊUTICA DA SALA DE AULA. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), 2(34), 127–139. https://doi.org/10.26512/resafe.v2i34.35136

Número

Sección

Dossiê: "VI Encontro do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar"