ESTÁGIO EM FILOSOFIA E PRÁTICAS DE EXPERIÊNCIA DE SI (DOCENTE)

Auteurs-es

  • Elisete M. Tomazetti

DOI :

https://doi.org/10.26512/resafe.v2i34.35133

Mots-clés :

Estágio em Filosofia, Dispositivo Pedagógico, Experiência de Si

Résumé

Este artigo apresenta algumas reflexões acerca das aulas de orientação do Estágio Curricular Supervisionado em Filosofia, com o intuito de pensar sobre os modos de produção de sujeitos professores e professoras de Filosofia que ali ocorrem. Foram analisados alguns projetos e relatórios de estágio, que tomados como dispositivos pedagógicos, conduzem os estudantes a estabelecer relações consigo mesmos - práticas de si (docente). Desta análise rastreamos dois acontecimentos: narrativas sobre formação em Filosofia e narrativas sobre tornar-se professor e professora de Filosofia. Os/As estudantes são conduzidos/as a pensar, a planejar e a atuar como professores e professoras no ensino médio; retomam seu percurso formativo; recuperam suas vivências, avaliam os conhecimentos adquiridos, as práticas de ensino vivenciadas e analisam a si mesmos. As análises realizadas estão sustentadas em alguns conceitos e ideias de Michel Foucault (1997, 2008, 2012) e Jorge Larrosa (1994).

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Elisete M. Tomazetti

Professora Titular, Departamento de Metodologia do Ensino, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM.

Références

CASTRO, E. Vocabulário Foucault: um percurso pelos seus temas, conceitos e autores. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

CERLETTI, A. Ensino de Filosofia como Problema Filosófico. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

CHIGNOLA, S. Sobre o Dispositivo: Foucault, Agamben e Deleuze. In: Cadernos IHU ideias. Instituto Humanitas Unisinos, n. 214, vol. 12, 2014. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/images/stories/cadernos/ideias/214cadernosihuideias.pdf. Acesso em setembro de 2019.

DELEUZE, G. Foucault. São Paulo: Brasiliense, 2006. Tradução Claudia Sant’Anna Martins.

DREYFUS, H.; RABINOW, P. Michel Foucault: uma trajetória filosófica ”“ para além do estruturalismo e da hermenêutica. Apêndice contendo entrevista com Michel Foucault. 2. ed. revista. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

FAVARETTO, C. Notas sobre Ensino de Filosofia. In: ARANTES, Paulo et all. Orgs. Filosofia e seu ensino. Petrópolis: Vozes; São Paulo: EDUC, 1995. P. 77- 85.

FOUCAULT, M. História da Sexualidade 2 ”“ o uso dos prazeres. 13ª ed., 2ª impressão. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2012.

FOUCAULT, M. Sobre a História da Sexualidade. In: FOUCAULT, M. Microfísica do Poder. 26ª ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2008. Tradução Roberto Machado.

FOUCAULT, M. Subjetividade e Verdade (1980-1981). In: FOUCAULT, M. Resumo dos Cursos do Collège de France (1970-1982). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

FOUCAULT, M. Tecnologías del yo y otros textos afines. 1ª. Ed. Buenos Aires:Paidós, 2008. Pensamiento Contemporáneo.

LARROSA, J. Tecnologias do Eu e Educação. In; SILVA, Tomaz Tadeu (org.). O Sujeito da Educação. Petrópolis: Vozes, 1994. Disponível em: http://www.grupodec.net.br/wp-content/uploads/2015/10/TecnologiasdoEuEducacaoLarrossa.pdf. Acesso em agosto de 2019.

MOREY, M. Introdução a Tecnologías del yo y otros textos afines. Barcelona: Ediciones Paidós Ibérica, S.A. I.C.E. de la Universidad Autónoma de Barcelona.

PORLÁN, R.; MARTÃN, J. El diario del professor. Sevilla: Díada, 1997.

RIBAS, J. Estágio Curricular Supervisionado em Filosofia e suas Dobras: uma genealogia da formação filosófica na UFSM. Dissertação de Mestrado, PPGE, UFSM, 2019.

VEIGA-NETO, A. Foucault e a Educação. 2. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

WEIMANN, A. Dispositivo: um solo para a subjetivação. In: Revista Psicologia & Sociedade; 18 (3): 16-22; set/dez. 2006.

ZABALZA, M. Diários de Aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Tradução Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Téléchargements

Publié-e

2020-11-12

Comment citer

Tomazetti, E. M. . (2020). ESTÁGIO EM FILOSOFIA E PRÁTICAS DE EXPERIÊNCIA DE SI (DOCENTE). Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), 2(34), 71–92. https://doi.org/10.26512/resafe.v2i34.35133

Numéro

Rubrique

Dossiê: "VI Encontro do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar"