A CRÍTICA ROMÂNTICA NO PENSAMENTO EDUCACIONAL DO JOVEM BENJAMIN

Auteurs-es

  • Priscilla Stuart da Silva

DOI :

https://doi.org/10.26512/resafe.v1i32/33.35120

Mots-clés :

Crítica, Reforma educacional, Juventude, Formação, Walter Benjamin

Résumé

Este artigo procura abordar a crítica à cultura e às instituições de ensino feitas pelo jovem Benjamin diante das reformas técnicas realizadas no gymnasium e nas universidades alemãs. Benjamin parte da constatação de que há uma atrofia ou esgotamento do sentido formativo nas instituições educativas. Em seus escritos enquanto estudante, Benjamin recupera, com sua crítica, a necessidade de olhar a arte, a literatura, a educação, em suma, toda a cultura humana, como um conjunto reunido de experiências históricas. Em razão desse modo de pensar, o filósofo questiona, através de sua escrita e fala, qual o papel do jovem enquanto crítico. Desse modo, busca-se evidenciar como a necessidade da reforma espiritual é premente e a ideia da crítica do jovem pela sua escrita é indicada como tarefa (Aufgabe).

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Priscilla Stuart da Silva

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina ”‘UFSC (2019). Atualmente é professora substituta do Departamento de Metodologia de Ensino da UFSC.  

Références

BARRENTO, João. Limiares sobre Walter Benjamin. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2013.

BENJAMIN, Walter. A vida dos estudantes. In: Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. Trad. Marcus Vinicius Mazzari. São Paulo: Ed. 34/Duas Cidades, 2009a, p. 31-47.

BENJAMIN, Walter. Aufsätze, Essays, Vorträge. In: Gesammelte Schriften. Band II ”’ 1. Reihe: Suhrkamp Taschenbuch Wissenschaft, 2014.

BENJAMIN, Walter. Experiência. In: Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. Trad. Marcus Vinicius Mazzari. São Paulo: Ed. 34/Duas Cidades, 2009b, p. 21-25.

BENJAMIN, Walter. Canteiro de obras. In:BENJAMIN, Walter. Rua de mão única. Obras escolhidas volume II. Trad. Rubens Rodrigues Torres Filho e José Carlos Martins Barbosa. São Paulo: Brasiliense, 2009, p. 18-19.

BENJAMIN, Walter. Correspondence of Walter Benjamin: 1910-1940. SCHOLEM, G.; ADORNO, T.W. (Eds.). Trad. Manfred Jacobson e Evelyn Jacobson. Chicago/London: University of Chi-cago Press, 1994.

BENJAMIN, Walter. Enseñanza y valoración. In: Obras libro II. Vol.1. Trad. Jorge Navarro Pérez. Madrid: Abada Editores, 2010a, p. 35-42.

BENJAMIN, Walter. La reforma escolar, un movimiento cultural. In:.Obras libro II. Vol.1. Trad. Jorge Navarro Pérez. Madrid: Abada Editores, 2010b, p. 13-16.

BENJAMIN, Walter. Metafísica de la juventud. In: Obras libro II. Vol.1. Trad. Jorge Navarro Pérez. Madrid: Abada Editores, 2010c, p. 93-107.

BENJAMIN, Walter. Metas y caminos de los grupos pedagógicos estudiantiles en las universidades alemanas. In: Obras libro II. Vol.1. Trad. Jorge Navarro Pérez. Madrid: Abada Editores, 2010d, p. 61-67.

BENJAMIN, Walter. O conceito de crítica de arte no romantismo Alemão. Trad. Márcios Seligmann-Silva. São Paulo: Iluminuras, 2011.

BENJAMIN, Walter. Pensamientos sobre el «Festival» de Gerhardt Hauptmann. In: Obras libro II. Vol.1. Trad. Jorge Navarro Pérez. Madrid: Abada Editores, 2010e, p. 57-61.

BENJAMIN, Walter. Romantismo: um discurso não proferido para a juventude escolar. In: O capitalismo como religião. Trad. Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo, 2013, p. 53-57.

BOLLE, Willi. A idéia de formação na modernidade. In: GUIRALDELLI, Paulo Jr. Infância, escola e modernidade. Curitiba: Cortez, 1997, p. 9-31.

BOLLE, Willi. Fisiognomia da metrópole moderna. São Paulo: EDUSP, 2000.

CANTINHO, Maria João. Messianismo e revolução: a história secreta. EUA: Createspace Pub, 2016.

FICHTE, Johann Gottlieb. Por uma universidade orgânica. Trad. Johannes Kretschmer. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1999.

KRETSCHMER, Johannes. Introdução. In: FICHTE, J. G. Por uma universidade orgânica. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1999, p. 15-21.

MURICY, Katia. Alegorias da dialética: imagem e pensamento em Walter Benjamin. Rio de Janeiro: Nau Editora, 2009.

NIETZSCHE, Friedrich. Escritos sobre História. Trad. Noéli Correia de Melo Sobrinho. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio, 2005.

NIETZSCHE, Friedrich. Sobre o futuro de nossos estabelecimentos de ensino. In: Escritos sobre educação. Trad. Noéli Correia de Melo Sobrinho. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio/Ed. Loyola, 2007.

READINGS, Bill. Universidade sem Cultura? Trad. Ivo Barbieri. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2002.

SELIGMANN-SILVA, Márcio. Ler o livro do mundo. Walter Benjamin: Romantismo e crítica literária. São Paulo: Iluminuras, 1999.

STEINER, Uwe. Crítica. In: OPITZ, Michael; WIZISLA, Erdmut (org.). Conceptos de Walter Benjamin. Trad. María Belforte e Miguel Vedda. Buenos Aires: Las Cuarenta, 2014, p. 241-304.

SOBRINHO, Noéli Correia de Melo. Apresentação. In: NIETZSCHE, Friedrich. Escritos sobre educação. Trad. Noéli Correia de Melo Sobrinho. São Paulo: Editora PUC-Rio, 2007.

Téléchargements

Publié-e

2020-11-11

Comment citer

Silva, P. S. da . (2020). A CRÍTICA ROMÂNTICA NO PENSAMENTO EDUCACIONAL DO JOVEM BENJAMIN. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), 1(32/33), 155–173. https://doi.org/10.26512/resafe.v1i32/33.35120