UM RECORTE SOBRE O FAZER FILOSÓFICO NO BRASIL: EDUCAÇÃO, AUTONOMIA E CONSCIENTIZAÇÃO

Auteurs-es

  • Neyha Guedes Dariva

DOI :

https://doi.org/10.26512/resafe.v1i32/33.35119

Mots-clés :

Filosofia, Filosofia brasileira, Conscientização, Autonomia, Educação

Résumé

Este trabalho tem como objetivo traçar um recorte da filosofia brasileira, no contexto das pedagogias críticas, em relação a uma forma tradicional do fazer educacional. Para isso, destacamos as noções básicas da tradição filosófica que são caras à filosofia nacional, bem como estabelecemos suas inovações e preocupações pontuais, apresentando um pensamento filosófico local, situado dentro de nossas próprias temáticas e necessidades enquanto país. A educação ganha centralidade nesta discussão, enquanto ferramenta fundamental para a melhoria da condição social. A filosofia produzida no Brasil, por fim, merece destaque por situar-se dentro de nossas próprias concepções de mundo e dialogar com nossos próprios processos históricos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Neyha Guedes Dariva

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), sob orientação da profª drª. Elisete Medianeira Tomazetti, e Licenciada em Filosofia pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Références

BOTOMORE, T. Dicionário do pensamento marxista. 2ª ed. Trad. Waltensir Dutra. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 14ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1983.

GRAMSCI. A. Os intelectuais e a formação da cultura. 4 ed. Trad. Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: editora civilização brasileira, 1982.

RAMOS, L. M. P. C. Educação e Trabalho: a Contribuição de Marx, Engels e Gramsci à Filosofia da Educação. In: Revista brasileira de estudos pedagógicos. Brasília, v.77, n.185, p.7-32, jan./abr.1996.

SAVIANI. D. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 32ª ed. Campinas: Autores Associados, 1999.

WEFFORT, F. C. Educação e política: reflexões sociológicas sobre uma pedagogia da Liberdade. In. Educação como prática da liberdade. 14ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1983.

Téléchargements

Publié-e

2020-11-11

Comment citer

Dariva, N. G. (2020). UM RECORTE SOBRE O FAZER FILOSÓFICO NO BRASIL: EDUCAÇÃO, AUTONOMIA E CONSCIENTIZAÇÃO. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), 1(32/33), 146–154. https://doi.org/10.26512/resafe.v1i32/33.35119