DOS CAMINHOS PARA A AFROCENTRICIDADE: UMA EXPERIÊNCIA NO PRÉ-VESTIBULAR DO QUILOMBO CABULA
DOI :
https://doi.org/10.26512/resafe.vi31.28259Mots-clés :
Cabula, Afrocentricidade, Pré-vestibulares comunitários, educação afrocentrada, acesso à universidadeRésumé
Este artigo se baseia em um dos capítulos de nossa dissertação de mestrado, "Falamos em nosso próprio nome: estudantes do Quilombo Cabula", apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia no ano de 2007 e objetiva apresentar a experiência do pré-vestibular mantido pelo Quilombo Cabula enquanto percurso para o desenvolvimento de práticas educativas afrocêntricas. Para tanto, iremos discutir aspectos gerais da educação universitária no Brasil e do movimento de auto-inscrição realizado pela comunidade negra no chamado Ensino Superior, especialmente através dos pré-vestibulares populares/comunitários. Por fim apresentaremos o Quilombo Cabula e seu curso preparatório para a universidade, discutindo como sua trajetória se relaciona com a abordagem da afrocentricidade aplicada na educação.
Téléchargements
Références
ASANTE, Molefi Kete. Afrocentricidade: A teoria da mudança social. Afrocentricidade Internacional, Rio de Janeiro, 2014.
BIKO, Steve. Eu escrevo o que quero. São Paulo: Ática, 1990.
CANDAU, V. M; GABRIEL, Carmen Teresa Anhor. A questão didática e a perspectiva mul-ticultural: uma articulação necessária. In: 23 Reunião da ANPED, 2000, Caxambu. Anais da 23ª Reunião da ANPED, Caxambu, 2000.
CARVALHO, José Carmelo Braz de; ALVIM FILHO, Hélcio; COSTA, Renato Pontes. (Org.). Cursos Pré-Vestibulares Comunitários: espaços de mediações pedagógicas. 1ª ed. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, 2005.
CARVALHO, José Carmelo Braz de. Os cursos pré-vestibulares comunitários e seus condi-cionantes pedagógicos. Cad. Pesqui. [online]. 2006, vol.36, n.128, pp.299-326. ISSN 0100-1574. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742006000200011>. [Acessado em 14/10/2007]
CASTRO, Yeda Pessoa de. Falares africanos na Bahia: um vocabulário afro-brasileiro. 2. ed. Rio de Janeiro: Topbooks, 2001.
DIOP, Cheikh Anta. Civilization or Barbarism, Lawrence Hill Books, Brooklyn, 1991.
GUIMARÃES, Antônio Sérgio Alfredo. O acesso de negros à s universidades públicas, in: Educação e ações afirmativas: entre a injustiça simbólica e a injustiça econômica. Org. Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva e Valter Roberto Silvério. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2003. pp. 193 a 216
INSTITUTO CULTURAL STEVE BIKO, Salvador, 2004. Disponível em: <http://www.stevebiko.org.br/principal/index.php?servico=1&cod=8>. [Acessado em 14/10/2007]
MACHADO, Vanda. Mitos dos orixás - Uma perspectiva para educação de sujeitos autô-nomos e coletivos. Anais do II CONGRESSO DE PESQUISADORES NEGROS. Universi-dade Federal de São Carlos ”“ São Paulo. Agosto de 2002.
MAZAMA, Ama. A afrocentricidade como um paradigma. In: NASCIMENTO, E. L. (Org.). Afrocentricidade: uma abordagem epistemológica inovadora. São Paulo: Selo Negro, 2009. p. 111-128.
MOORE, Carlos. Novas bases para o ensino de História da África no Brasil. Salvador, 2005.
____. Para uma nova sociedade globalmente inclusiva, baseada nas lógicas de solidarieda-de. Salvador, 2006. Disponível em: <www.icsw32finalreport.com/portug/conferences/18_07_PDF/carlos_moore.pdf>. [Aces-sado em 10/01/2007].
____. O Racismo através da história: da antiguidade à modernidade. Salvador, 2007. Dis-ponível em: <http://ipeafro.org.br/10_afro_em_foco/Moore_Racismo_atraves_da_historia.pdf> [Acessa-do em 06/11/2007].
NASCIMENTO, Abdias do. O Quilombismo. Rio de Janeiro: Fundação Palmares, 2002.
NASCIMENTO, Alexandre do. Movimentos Sociais, anti-racismo e educação: os cursos prévestibulares para negros e carentes, 2000. Disponível em: <http://www.alexandrenascimento.com>. [Acessado em 22/10/2007].
PETRUCCELLI, J. L. Mapa da Cor no Ensino Superior Brasileiro, Programa Políticas da Cor na Educação Brasileira - UERJ, Rio de Janeiro: 2004
PVNC. Carta de Princípios do PVNC. Rio de Janeiro. 1998. Disponível em: < www.lpp-uerj.net/olped/documentos/1009.pdf>. [Acessado em 06/11/2007].
SANTOS, Renato Emerson Nascimento dos. Pré-Vestibulares Populares: Dilemas Políticos e Desafios Pedagógicos. In: José Carmelo Carvalho; Hélcio Alvim Filho; Renato Pontes Cos-ta. (Org.). Cursos Pré-Vestibulares Comunitários: Espaços de Mediações Pedagógicas. Rio de Janeiro: Editora PUC, 2005, pp. 188-204.