A FILOSOFIA NA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO

Autores/as

  • Bruno Pucci Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i26.4856

Palabras clave:

Filosofia, Educação, Papel formativo da Filosofia, Ensino Superior, Theodor Adorno

Resumen

O ensaio analisa o papel da filosofia na formação do docente do Ensino Médio; parte de Adorno que, enquanto avaliador da prova geral de filosofia nos exames de habilitação para o magistério em ciências nas IES alemãs, destacava o papel formativo da filosofia e como a ênfase no ensino profissional ofuscava a formação intelectual. Após resgatar o potencial histórico da Bildung, o ensaio se volta para os dias de hoje e tenta iluminar a atuação da filosofia na formação docente do ensino médio. Dois grupos de problemas são levantados: o domínio de organizações privadas, cursos noturnos e EaD na formação; a submissão dessas organizações ao mercado. Consequência: o privilégio das competências e o desprestígio da formação. Ao final, o ensaio tenta resgatar o potencial da filosofia na formação desse profissional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bruno Pucci, Universidade de Brasília

Graduado, especialista e mestre em filosofia, doutor em Bioética, pela Universidade de Brasília.

Citas

ADORNO, Theodor W. “A filosofia e os professores”. In ADORNO, Theodor W. Educação e Emancipação. Trad. de Wolfgang Leo Maar. São Paulo: Paz e Terra, 1995, p. 51-74.

ADORNO, Theodor W. “Teoria da Semiformação”. Trad. de Newton Ramos-de-Oliveira. In PUCCI, Bruno; LASTÓRIA, Luiz Antônio Calmon Nabuco; ZUIN,Antônio Álvaro Soares. Teoria Crítica e Inconformismo: novas perspectivas de pesquisa”. Campinas: Autores Associados, 2010.

BIANCHETTI, Lucídio. “O processo de Bolonha e a intensificação do trabalho na universidade: entrevista com Josep M. Blanch”. In Educação & Sociedade. Campinas, v. 31, n. 110, p. 263-285, jan.-mar. 2010.

CHAUÃ, M. “A universidade sob nova perspectiva”. In Revista Brasileira de Educação, 2003, nº 24, pp. 05-15;

GIACOIA JUNIOR, Oswaldo. “A Educação em Nietzsche e Adorno”. In PUCCI, Bruno; ALMEIDA, Jorge de; LASTÓRIA, Luiz A. C. N. (Orgs.). Experiência Formativa & Emancipação.São Paulo: Nankin, 2009, p. 37-52.

GOETHE, Johann Wolfgang Von. Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister. Tradução de Nicolino Simone Neto. São Paulo: editora 34, 2006.

INEP/MEC. Censo da Educação Superior 2013. Acesso: 25/05/2015. In: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/apresentacao/2014/coletiva_censo_superior_2013.pdf

MAAS, Wilma Patrícia. O cânone mínimo: o Bildungsroman na história da literatura. São Paulo: Editora da UNESP, 2000.

Cómo citar

Pucci, B. (2016). A FILOSOFIA NA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (26), 107–119. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i26.4856

Número

Sección

Dossiê: "Contribuições formativas da Filosofia"