A EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES:

A PRESENÇA DA SEMIFORMAÇÃO

Autores/as

  • Raimundo Sérgio de Farias Júnior Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i24.4764

Palabras clave:

Formação de professores, Ensino Superior, Semiformação, PARFOR

Resumen

O artigo analisa a recente política de formação de professores no Brasil, via o Programa Nacional de Formação de Professores, tendo por base o conceito de semiformação (particularmente empregado por Theodor Adorno) e é fruto de uma pesquisa realizada junto a docentes de diferentes regiões do Estado do Pará que participaram enquanto discentes do referido Programa pelo curso de Pedagogia (UEPA).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Raimundo Sérgio de Farias Júnior, Universidade de Brasília

Graduado, especialista e mestre em filosofia, doutor em Bioética, pela Universidade de Brasília.

Citas

ADORNO, T. Educação ”“ Para Quê? Trad. Wolfgang Leo Maar. In: ______. Educação e emancipação. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003. p. 139-154.

ADORNO, T. Teoria da Semicultura. In: Revista Educação e Sociedade. Campinas: n. 56, ano XVII, dezembro de 1996, pág. 388-411.

CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Relatório de Gestão (Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica -DEB), Brasília, 2013.

DEBORD, GUY . A Sociedade do Espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto.1997.

DUARTE, R. Teoria crítica da indústria cultural. Belo Horizonte: UFMG, 2003.

HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor. Dialética do Esclarecimento. Rio de janeiro: Jorge Zarhar, 1985.

KANT, Immanuel. Resposta à pergunta: Que é o Iluminismo? In: ______. A paz perpétua e outros opúsculos. Lisboa: Edições 70, 1990

MAAR, W.L. Adorno, Semiformação e Educação. In: Educação eSociedade. Campinas, vol. 24, n. 83, p. 459-476, agosto 2003.

PUCCI, B. Anotações sobre Teoria e Práxis Educativa. In: PUCCI. Bruno; GOERGEN, Pedro; FRANCO, Renato (Orgs.). Dialética Negativa, Estética e Educação. Campinas: Alínea, 2007, p. 141-152.

SGUISSARDI, Valdemar. Universidade pública estatal: entre o público e privado/mercantil.Educação e Sociedade. 2005, vol.26, n.90, pp. 191-222.

Cómo citar

Farias Júnior, R. S. de. (2016). A EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES:: A PRESENÇA DA SEMIFORMAÇÃO. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (24), 232–253. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i24.4764

Número

Sección

Dossiê "Educação e Formação: Intersecções Epistemológicas"