A EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES:

A PRESENÇA DA SEMIFORMAÇÃO

Authors

  • Raimundo Sérgio de Farias Júnior Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i24.4764

Keywords:

Formação de professores, Ensino Superior, Semiformação, PARFOR

Abstract

O artigo analisa a recente política de formação de professores no Brasil, via o Programa Nacional de Formação de Professores, tendo por base o conceito de semiformação (particularmente empregado por Theodor Adorno) e é fruto de uma pesquisa realizada junto a docentes de diferentes regiões do Estado do Pará que participaram enquanto discentes do referido Programa pelo curso de Pedagogia (UEPA).

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Raimundo Sérgio de Farias Júnior, Universidade de Brasília

Graduado, especialista e mestre em filosofia, doutor em Bioética, pela Universidade de Brasília.

References

ADORNO, T. Educação ”“ Para Quê? Trad. Wolfgang Leo Maar. In: ______. Educação e emancipação. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003. p. 139-154.

ADORNO, T. Teoria da Semicultura. In: Revista Educação e Sociedade. Campinas: n. 56, ano XVII, dezembro de 1996, pág. 388-411.

CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Relatório de Gestão (Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica -DEB), Brasília, 2013.

DEBORD, GUY . A Sociedade do Espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto.1997.

DUARTE, R. Teoria crítica da indústria cultural. Belo Horizonte: UFMG, 2003.

HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor. Dialética do Esclarecimento. Rio de janeiro: Jorge Zarhar, 1985.

KANT, Immanuel. Resposta à pergunta: Que é o Iluminismo? In: ______. A paz perpétua e outros opúsculos. Lisboa: Edições 70, 1990

MAAR, W.L. Adorno, Semiformação e Educação. In: Educação eSociedade. Campinas, vol. 24, n. 83, p. 459-476, agosto 2003.

PUCCI, B. Anotações sobre Teoria e Práxis Educativa. In: PUCCI. Bruno; GOERGEN, Pedro; FRANCO, Renato (Orgs.). Dialética Negativa, Estética e Educação. Campinas: Alínea, 2007, p. 141-152.

SGUISSARDI, Valdemar. Universidade pública estatal: entre o público e privado/mercantil.Educação e Sociedade. 2005, vol.26, n.90, pp. 191-222.

How to Cite

Farias Júnior, R. S. de. (2016). A EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES:: A PRESENÇA DA SEMIFORMAÇÃO. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (24), 232–253. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i24.4764

Issue

Section

Dossiê "Educação e Formação: Intersecções Epistemológicas"