REFLEXÕES E CONTRIBUIÇÕES PARA A METODOLOGIA DO ENSINO DE FILOSOFIA NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA DA AUTONOMIA FREIRIANA

Autores/as

  • Junot Cornélio Matos Universidade de Brasília
  • Adamo Micael Medeiros

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i24.4744

Palabras clave:

Ensino, Metodologia, Filosofia, Paulo Freire

Resumen

Este artigo versará sobre algumas reflexões acerca do fenômeno do ensino na visão Freiriana, e sua relação com a metodologia do ensino de Filosofia. Para cumprir tal intento utilizaremos como principal foco de análise o livro de Paulo Freire Pedagogia da Autonomia dialogando com filósofos da tradição e pensadores da filosofia da educação. O objetivo ao escrever esse artigo é tentar fazer uma reflexão filosófica acerca dos saberes necessários à docência, buscando acrescentar algo nessa temática que não passou pelo escopo de reflexões de Paulo Freire.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Junot Cornélio Matos, Universidade de Brasília

Graduado, especialista e mestre em filosofia, doutor em Bioética, pela Universidade de Brasília.

Citas

ARISTÓTELES, In: Metafísica. REALE, Giovanni (org). Tradução: Marcelo Perine. São Paulo: Loyola, 2002.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF.

CERLETTI, A. O Ensino de Filosofia como problema filosófico. Belo Horizonte/MG: Autêntica Editora. 2009.

JOÃO, Carlos; SOUZA, Telma; EDMILSON, Antonio. Conteúdo Básico Comum -Filosofia - Ensino médio. 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14Filosofia.pdf.

FERNANDO, Luis. Sócrates: o mestre grego e seu sistema pedagógico refletindo na educação contemporânea. Uberlândia: Faculdade católica de Uberlândia,

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educacional. Rio de janeiro: Paz e terra, 1996.

________. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1998.GALLO, Sílvio & KOHAN, Walter (Orgs.). Filosofia no Ensino Médio. Petrópolis: Vozes, Vol. VI, 2000.

HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich.Introdução à História da Filosofia. Rio de Janeiro: Tecnoprint, 1986.

KANT, Imamnuel. Resposta a pergunta: Que é iluminismo?Textos Seletos. Tradução Floriano de Sousa Fernandes. 3 ed. Editora Vozes: Petrópolis, RJ. 2005.

______. Sobre a Pedagogia. Trad. de Francisco C. Fontanella. São Paulo: Editora UNIMEP, 1996.

LDB - Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LEI No. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. D.O. U. de 23 de dezembro de 1996.

MATOS, Junot Cornélio. Em toda parte e em nenhum lugar: A Formação Pedagógica do Professor de Filosofia. Recife: Fasa Ed., 2000.

PAUL, H. Hirst. What is Teaching. Journal of Curriculum Studies, Vol. 3, Nº 1 (1971), pp. 5-18, reimpresso in R.S. Peters (edr.), The Philosophy of Education, London: Oxford University Press, 1973, pp. 163-177.

VIEIRA, Carlos Eduardo. História da Educação e História da Filosofia: culturas cruzadas a partir das concepções de história e de escrita da história em Hegel. Pro-Posições vol.20 no.1 Campinas. Jan./Apr. 2009.

VON ZUBEN, Newton A. Filosofia e educação: atitude filosófica e a questão da apropriação do filosofar. In: Pro-posições. Vol 3, nº 2(8), julho, p. 7-27.

MENDES, Ademir Aparecido Pinhelli. Ironia e Maiêutica. In: Filosofia Ensino Médio. Vários autores. Curitiba: SEED-PR, 2006.Número 24: maio/out - 2015

Cómo citar

Matos, J. C., & Medeiros, A. M. (2016). REFLEXÕES E CONTRIBUIÇÕES PARA A METODOLOGIA DO ENSINO DE FILOSOFIA NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA DA AUTONOMIA FREIRIANA. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (24), 121–136. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i24.4744

Número

Sección

Artigos