REFLEXÕES E CONTRIBUIÇÕES PARA A METODOLOGIA DO ENSINO DE FILOSOFIA NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA DA AUTONOMIA FREIRIANA

Authors

  • Junot Cornélio Matos Universidade de Brasília
  • Adamo Micael Medeiros

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i24.4744

Keywords:

Ensino, Metodologia, Filosofia, Paulo Freire

Abstract

Este artigo versará sobre algumas reflexões acerca do fenômeno do ensino na visão Freiriana, e sua relação com a metodologia do ensino de Filosofia. Para cumprir tal intento utilizaremos como principal foco de análise o livro de Paulo Freire Pedagogia da Autonomia dialogando com filósofos da tradição e pensadores da filosofia da educação. O objetivo ao escrever esse artigo é tentar fazer uma reflexão filosófica acerca dos saberes necessários à docência, buscando acrescentar algo nessa temática que não passou pelo escopo de reflexões de Paulo Freire.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Junot Cornélio Matos, Universidade de Brasília

Graduado, especialista e mestre em filosofia, doutor em Bioética, pela Universidade de Brasília.

References

ARISTÓTELES, In: Metafísica. REALE, Giovanni (org). Tradução: Marcelo Perine. São Paulo: Loyola, 2002.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF.

CERLETTI, A. O Ensino de Filosofia como problema filosófico. Belo Horizonte/MG: Autêntica Editora. 2009.

JOÃO, Carlos; SOUZA, Telma; EDMILSON, Antonio. Conteúdo Básico Comum -Filosofia - Ensino médio. 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14Filosofia.pdf.

FERNANDO, Luis. Sócrates: o mestre grego e seu sistema pedagógico refletindo na educação contemporânea. Uberlândia: Faculdade católica de Uberlândia,

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educacional. Rio de janeiro: Paz e terra, 1996.

________. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1998.GALLO, Sílvio & KOHAN, Walter (Orgs.). Filosofia no Ensino Médio. Petrópolis: Vozes, Vol. VI, 2000.

HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich.Introdução à História da Filosofia. Rio de Janeiro: Tecnoprint, 1986.

KANT, Imamnuel. Resposta a pergunta: Que é iluminismo?Textos Seletos. Tradução Floriano de Sousa Fernandes. 3 ed. Editora Vozes: Petrópolis, RJ. 2005.

______. Sobre a Pedagogia. Trad. de Francisco C. Fontanella. São Paulo: Editora UNIMEP, 1996.

LDB - Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LEI No. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. D.O. U. de 23 de dezembro de 1996.

MATOS, Junot Cornélio. Em toda parte e em nenhum lugar: A Formação Pedagógica do Professor de Filosofia. Recife: Fasa Ed., 2000.

PAUL, H. Hirst. What is Teaching. Journal of Curriculum Studies, Vol. 3, Nº 1 (1971), pp. 5-18, reimpresso in R.S. Peters (edr.), The Philosophy of Education, London: Oxford University Press, 1973, pp. 163-177.

VIEIRA, Carlos Eduardo. História da Educação e História da Filosofia: culturas cruzadas a partir das concepções de história e de escrita da história em Hegel. Pro-Posições vol.20 no.1 Campinas. Jan./Apr. 2009.

VON ZUBEN, Newton A. Filosofia e educação: atitude filosófica e a questão da apropriação do filosofar. In: Pro-posições. Vol 3, nº 2(8), julho, p. 7-27.

MENDES, Ademir Aparecido Pinhelli. Ironia e Maiêutica. In: Filosofia Ensino Médio. Vários autores. Curitiba: SEED-PR, 2006.Número 24: maio/out - 2015

How to Cite

Matos, J. C., & Medeiros, A. M. (2016). REFLEXÕES E CONTRIBUIÇÕES PARA A METODOLOGIA DO ENSINO DE FILOSOFIA NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA DA AUTONOMIA FREIRIANA. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (24), 121–136. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i24.4744

Issue

Section

Artigos