A CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA COMO CRESCIMENTO EM JOHN DEWEY
DOI:
https://doi.org/10.26512/resafe.v0i24.4734Palabras clave:
Infância, Crescimento, Experiência, Liberdade, EducaçãoResumen
Este artigo analisa a concepção de infância como crescimento por meio de um estudo bibliográfico das obras de John Dewey. A condição do crescimento é a potencialidade positiva da imaturidade, interdependência e plasticidade do ser humano. Assim, a vida humana é crescimento como um processo contínuo e interativo de experiência que realiza e renova o poder de pensar, de aprender, da liberdade e da democracia. Infância é este poder de crescimento ou poder da vida.
Descargas
Citas
ABREU, Casimiro de. As Primaveras. São Paulo: Livraria Editora Martins S/A co-edição/ Instituto Nacional do Livro, 1972.
AMARAL, Maria N. C. Pacheco. John Dewey: educação e experiência democrática.In: Revista do Clube Humboldt do Brasil. Ed. Responsável: Erwin T. Rosenthal. Nº 2, Ano II, 2002, p. 163-172.
CAMPBELL, James. Undestanding John Dewey: nature and cooperative intelligence Carbondale: Southern Illinois University, 1996.
DEWEY, John. A arte como experiência. Trad. Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
______. Como pensamos como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo: uma reexposição. Tradução: Haydée Camargo Campos. 4ª ed. São Paulo: Nacional, 1979a. Atualidades pedagógicas; vol. 2.
______. Democracia e educação. Tradução: Godofredo Rangel e Anísio Teixeira. São Paulo: Nacional, 1979b. Atualidades pedagógicas; vol. 21.
______. Experience and nature. New York: Dover Publications, Inc., 1958.
______. Experience, knowledge and value.In: Schilpp, Paul A. (Editor) The Philosophy of John Dewey, Chicago: Northwestern University, 1939. p. 49-73.
______. Human nature and conduct. New York: Prometheus Book, 2002.
______. Vida e Educação. Tradução: Anísio Teixeira. 3ª ed. São Paulo: Nacional. 1959.
___________. Vida e educação. Tradução: Anísio Teixeira. In: Os Pensadores, São Paulo: Abril Cultural, pp.107 ”“ 191, 1980.
______. The influence of Darwin on Philosophy and other Essays in contemporary Thought. Bloomington: Indiana University Press, 1965.
______. The public and its problems. 12a. ed. Ohio: Ohio University Press, 1991. MURALHA, Sidónio.Os olhos das crianças. Lisboa: Universitária Editora, 2002.Número 24: maio/out - 2015