PENSAR A ÉTICA DA AMIZADE NA ESCOLA:
A EMERGÊNCIA DA POÉTICA NA EDUCAÇÃO E UMA ATUALIZAÇÃO DA ESTÉTICA DA EXISTÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.26512/resafe.v0i23.4701Palabras clave:
Síndrome de DownResumen
PENSAR A ÉTICA DA AMIZADE NA ESCOLA: A EMERGÊNCIA DA POÉTICA NA EDUCAÇÃO E UMA ATUALIZAÇÃO DA ESTÉTICA DA EXISTÊNCIA
Descargas
Citas
ARENDT, H. A vida do espírito. 2.ed.Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2010.
FOUCAULT, M. De l'amitié comme mode de vie [Entrevista de Michel Foucault a R. de Ceccaty, J. Danet e J. le Bitoux], Gai Pied, no. 25, abrilde 1981, pp. 38-39 [Tradução de Wanderson Flor do Nascimento, disponível em: ].
FOUCAULT, M. O sujeito e o poder. In: DREYFUS, H.; RABINOW, P. Michel Foucault: uma trajetória filosófica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995, pp. 230-249 (anexo).
FOUCAULT, M. História da Sexualidade: V. 2 -uso dos prazeres. 8.ed. Rio de Janeiro: Graal, 1998.
FOUCAULT, M. Hermenêutica do sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2004a.
FOUCAULT, M. O triunfo social do prazer sexual: uma conversação com Michel Foucault. In: FOUCAULT, M. Ditos & Escritos: ética, sexualidade e política. Vol. 5. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004b, pp. 119-125.
GROSS, F. Situação do curso. In: FOUCAULT, M. Hermenêutica do sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2004, pp. 613-663.
LYOTARD, J-F. Lições sobre a analítica do sublime.Campinas: Papirus, 1993.
MASSCHELEIN, J.; SIMONS, M. Em defesa da escola: uma questão pública. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
ORTEGA, Francisco. Amizade e estética da existência em Foucault. Rio de Janeiro: Graal, 1999.
HABERMAS, J. O Discurso Filosófico da Modernidade. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1990.
PAGNI, P.A. Infância, arte de governo pedagógica e cuidado de si. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 35, n. 3, p. 99-123, set./dez., 2010.
RANCIÉRÉ, J. O desentendimento. São Paulo: Editora 34, 1996.