O UTILITARISMO E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL POR UMA ABORDAGEM FILOSÓFICA DAHISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

  • José Luiz M. Villar

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i19.4569

Palavras-chave:

Educação, Filosofia da Educação, Utilitarismo, História da Educação, Educação Profissional

Resumo

O Utilitarismo influenciou, sobretudo no séc. XIX, a definição de ações educacionais para os crescentes contingentes populacionais indicando uma tendência de intensificação da aplicação de uma racionalidade econômica à educação que seria baseada numa correspondência entre a relação custo-benefício e a relação prêmio-punição. A presença ao longo da História de uma hierarquização entre trabalho braçal e trabalho intelectual se constitui numa outra abordagem igualmente importante para a compreensão da dualidade pedagógica que se manifesta na História da Educação Profissional. Assim, o consequencialismo, característico do utilitarismo, e o inatismo que fundamenta uma Pedagogia da essência poderiam ser consideradas duas das noções que atuaram como agentes ou forças modeladoras da Educação Profissional com profundo reflexos até os dias de hoje.

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Como Citar

Villar, J. L. M. (2013). O UTILITARISMO E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL POR UMA ABORDAGEM FILOSÓFICA DAHISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (19), 120–134. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i19.4569

Edição

Seção

Artigos