A CENA FILOSÓFICA, ESTUDO SOBRE O MÉTODO DE LEITURA DE FREDERIC COSSUTTA

Autores

  • André Luis La Salvia

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i19.4563

Resumo

O artigo analisa a metodologia de leitura de textos filosóficos proposta por Frederic Cossutta. Este artigo faz parte de um projeto de pesquisa que tem por finalidade delimitar um arcabouço teórico que permita a formalização de conteúdos didáticos para aplicação em sala de aula no ensino de filosofia. Neste momento, dedicamos atenção à noção de 'cena filosófica' criada por Cossutta, procuramos analisar suas características e como nela estão fundados os elementos para leitura de textos filosóficos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

COSSUTTA, Frederic. Elementos para a leitura dos textos filosóficos. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

COSSUTTA, Frédéric. Pour une analyse du discours philosophique. In: Langages, 29e année, n°119, 1995. pp. 12-39. doi : 10.3406/lgge.1995.1721http://www.persee.fr/web/revues/home/prescript/article/lgge_0458-726X_1995_num_29_119_1721.

COSSUTTA, Frédéric « Neutralisation du point de vue et stratégies argumentatives dans le discours philosophique », Semen [En ligne], 17 | 2004, mis en ligne le 29 avril 2007. URL : http://semen.revues.org/2321.

MAINGUENEAU, Dominique, Cossutta Frédéric. L'analyse des discours constituants. In: Langages, 29e année, n°117, 1995. pp.112-125. Doi: 10.3406/ lgge.1995.1709http://www.persee.fr/web/revues/home/prescript/article/lgge_0458-726X_1995_num_29_117_1709.

MAINGUENEAU,Dominique. L'énonciation philosophique comme institution discursive. In: Langages, 29e année, n°119, 1995. pp. 40-62.doi : 10.3406/lgge.1995.1722http://www.persee.fr/web/revues/home/prescript/article/lgge_0458-726X_1995_num_29_119_1722.

ROLIM, Wiliane Viriato. A filosofia como discurso constituinte. Letras & Letras, Uberlândia 22 (2) 47-54, jul./dez. 2006.

Downloads

Publicado

2017-10-04

Como Citar

La Salvia, A. L. (2017). A CENA FILOSÓFICA, ESTUDO SOBRE O MÉTODO DE LEITURA DE FREDERIC COSSUTTA. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (19), 74–88. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i19.4563

Edição

Seção

Artigos