O ENSINO DE FILOSOFIA AINDA É RELEVANTE?
DOI:
https://doi.org/10.26512/resafe.v0i19.4559Palabras clave:
Filosofia, Ensino de Filosofia, Educação, Filosofia Contemporânea, Emancipação, Democracia, RelevânciaResumen
Há duas maneiras principais pelas quais os filósofos justificaram a importância de sua atividade. A primeira foi entender a Filosofia como responsável pela legitimação de outras formas de conhecimento. A segunda foi entendê-la como a parte mais importante do processo de educação do homem. Entretanto, os valores vigentes na cultura contemporânea privaram essas justificativas do seu sentido e apresentam novos desafios para a relevância da Filosofia.
Descargas
Citas
ARISTÓTELES. Ética a Nicômacos. 4. ed. Tradução Mário da Gama Kury. Brasília: Editora da UnB, 2001.
____. Metafísica. Tradução de Valentín Yebra. Madrid: Gredos, 1990.
FEUERBACH, L.A essência da religião. Campinas: Papirus, 1989
HEGEL, G. W. F. Introdução à História da Filosofia. São Paulo: Hemus, 1983.
____. Encyclopédie des sciences philosophiques.Tradução de Bernard Bourgeois. Paris: J. Vrin, 1988a.
____. Fenomenologia do espírito. Tradução de Paulo Meneses com a colaboração de Karl-Heinz Efken. Petrópolis: Vozes, 1992.
KUHN, Th. A estrutura das revoluções científicas. Tradução de Beatriz Viana Boeira e Nelson Boeira. São Paulo: Perspectiva, 1989.
LYOTARD, J.-F. A condição pós-moderna. 7. ed. Tradução de Ricardo Corrêa Barbosa. Rio de Janeiro: José Olympio, 2002.
LIPOVETSKY, G. L’empire de l’ephémère: la mode et son destin dans les sociétés moderns. Paris: Gallimard, 1987.
____. Le crépuscule du devoir. Paris: Gallimard, 1992.
NIETZSCHE, F. Humano, demasiado humano. São Paulo: Escala, s.d.
PLATÃO.A República. Tradução de Maria Helena Pereira. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian,1996.
PRADO. A. Oráculos de maio.São Paulo: Siciliano, 2007.
REAGINGS, B. The university in ruins. Cambridge: Harvard University Press, 1996.
SILVA, A. F. O conceito de Liberdade (Freiheit) como fundamento da noção de Educação (Bildung) em Hegel. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação. N. 17, nov/2011-abr/2012, p. 3-13.
SILVEIRA, R. A. T. A filosofia e a nova história. In: III Congresso Internacional Feuerbach. [Comunicação] agosto de 2011.
____. O florescimento da subjetividade contemporânea. Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF). Disponível em http://www.anpof.org.br/comunidade/system.php?_action=encontro_trabalhoAcessado em 8/07/2012.