CORPO E ESCOLA:

O “CUIDADO DE SI” COMO “ATITUDE MODERNA”

Autores/as

  • Gregory de Jesus Gonçalves Cinto
  • Romualdo Dias
  • Sueli Aparecida Itman Monteiro

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i19.4554

Palabras clave:

Filosofia da Educação, Escola, Educação, Corpo, Cuidado de Si, Atitude Moderna

Resumen

Apresentamos os resultados dos nossos estudos entre os processos educacionais e processos de subjetivação. Associamos este fato com a dificuldade dos educadores deslocarem o corpo do lugar de quem ensina para o lugar de quem aprende. Estudamos as implicações do corpo nos processos educacionais e sugerimos uma “atitude moderna” a partir do “cuidado de si”, apoiados em Foucault, como a ação do educador que “toma partido” do educando.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALVES, Rubem. Estórias de quem gosta de ensinar:o fim dos vestibulares. Campinas: Papirus, 2007.

AMBRÓZIO, Aldo. Empresariamento da vida:discurso gerencialista e processos de subjetivação.São Paulo: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica/Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2011. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica).

DELEUZE, Gilles.Post-scriptum sobre as sociedades de controle. In: DELEUZE, Gilles. Conversações. Rio de Janeiro: Editora 34, 2000.

FOUCAULT, Michel. A Ética do Cuidado de Si como Prática de Liberdade. In: FOUCAULT, Michel. Ditos & Escritos V: Ética, Sexualidade, Política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004a.

FOUCAULT, Michel. A Hermenêutica do sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2004b.

FOUCAULT, Michel. História de Sexualidade I:A vontade de saber: São Paulo, Graal, 1988.

FOUCAULT, Michel. Nascimento da Biopolítica. São Paulo: Martins Fontes, 2008a.

FOUCAULT, Michel. O governo de si e dos outros. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

FOUCAULT, Michel. O que são as Luzes? In: FOUCAULT, Michel. Ditos & Escritos II: Arqueologia das Ciências e História dos Sistemas de Pensamento. Rio de Janei-ro: Forense Universitária, 2005.

FOUCAULT, Michel. Segurança, território, população. São Paulo: Martins Fontes, 2008b.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: Nascimento da Prisão. Petrópolis: Vozes, 1997.

KANT, Immanuel. Textos seletos. Petrópolis: Vozes, 2005.

KHAN, Aamir.Taare Zameen Par. Mumbai: Aamir Khan, 2007. DVD.

RESTREPO, Luis Carlos: O direito à ternura. Petrópolis: Vozes, 1998.

Cómo citar

de Jesus Gonçalves Cinto, G., Dias, R., & Aparecida Itman Monteiro, S. (2013). CORPO E ESCOLA:: O “CUIDADO DE SI” COMO “ATITUDE MODERNA”. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (19), 4–24. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i19.4554