EL SENTIDO DE LO PEDAGÓGICO EN LOS TEXTOS DE ARTURO ROIG

Autores

  • Cristina Rochetti Universidad Nacional de Cuyo ”“ UNCuyo

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i16.4420

Palavras-chave:

Ciências Sociais, Filosofia, Educação, Filosofia da Educação, Ensino de Filosofia, Sentido, Pedagogia, Relação professor-aluno, Saber

Resumo

Procurar o sentido que um autor propõe nos seus textos é perguntar pela direção ou a orientação com referência à tematização de alguma questão. A direção do olhar implica a ideia de tensão pois essa direção significa tender ou pelo menos olhar "para" alguma coisa. A tematização do pedagógico, entendido como a relação que se estabelece entre quem ensina, quem aprende e os saberes ou conteúdos, já foi compreendida desde muitos sentidos no decorrer da história da educação. Poder-se-ia dizer que o pedagógico está atravessado por diversos sentidos ou mundos de sentidos que refletem a complexidade do fato e das práticas que nele se geram. É por isso que procurar sentidos num autor é aclarar a direção na qual ele orientou seu olhar sem pretender ver a mesma coisa mas pretendendo olhar na mesma direção. Tentaremos procurar essa direção em alguns textos de Arturo Roig, pois achamos que a contribuição dele no âmbito do pedagógico permite conduzir o nosso olhar a um dos núcleos da questão pedagógica: a relação que se estabelece entre docente-aluno-saber.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Rochetti, Universidad Nacional de Cuyo ”“ UNCuyo

Profesora de la Universidad Nacional de Cuyo, Centro de investigaciones interdisciplinarias de Filosofía en la escuela (CIIFE).

Referências

BAJTÃN, Mijail.Hacia una filosofía del acto ético. España: Anthropos. 1997.

ROIG, Arturo. Rostro y filosofía de América Latina. Mendoza: Ediunc. 1993.

____. La universidad hacia la democracia. Mendoza: Ediunc. 1998.

____. Teoría y crítica del pensamiento latinoamericano. Buenos Aires: Una Ventana. 2009.

Como Citar

Rochetti, C. (2011). EL SENTIDO DE LO PEDAGÓGICO EN LOS TEXTOS DE ARTURO ROIG. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (16), 17–29. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i16.4420

Edição

Seção

Artigos