CONSIDERAÇÕES SOBRE FILOSOFIA E ENSINO:

UMA CONFRONTAÇÃO DIALÉTICA

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i16.4418

Palavras-chave:

Ciências Sociais, Filosofia, Educação, Filosofia da Educação, Ensino de Filosofia, Ensino, Prática pedagógica, Saber crítico

Resumo

Este artigo pretende pensar o problema do ensino de filosofia na relação entre a teoria e da prática pedagógica. Pretende-se, pois, apontar um ensino de filosofia, que vá para além das simplificações do processo educativo. Isso exige um nível elevado de articulação e tensão dialética entre a teoria e a prática pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADORNO, Theodor. Educação e emancipação. Trad.Wolfang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1995.

____. Dialética Negativa. Trad. Marco A. Casanova. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009.

____. ¿Para que aun la filosofia?Caracas: Monte Avila Editores C.A., 1969.

____. A atualidade da filosofia. São Paulo: UNIMEP, 1996.

____. Observações sobre o pensamento filosófico. In: Palavras e sinais. Trad. Maria Helena Ruschel. Petrópolis: Vozes,1995.

____. Teoria da Semicultura. Trad. de Newton Ramos de Oliveira, Bruno Pucci e Claudia B. Moura Abreu. Educação e Sociedade. Campinas: Papirus, v. 17, nº56, p. 388-411, dez. 1997, p. 410.

ARISTÓTELES. Metafísica.São Paulo:Editora Abril, 1973.

CARMINATI, Celso J. O ensino de filosofia no II grau: do seu afastamento ao movimento pela sua reintrodução (a sociedade de estudos e atividades filosóficas-SEAF).195 fl. Dissertação Mestrado em Educação. Centro de Ciências da Educação ”“UFSC, Florianópolis, 1997.

____. Formação e docência:a trajetória de professores de filosofia. Tese de Doutorado em Educação. Centro de Ciências da Educação ”“UFSC ”“Florianópolis, 2003.

____. Sentidos do fazer e da formação do(a) professor(a) de filosofia do ensino médio. Anais da 27ª ANPED/2004.

CERLETTI. A. e KOHAN, W. A filosofia no ensino médio.Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1999.

COLOMBO, Olirio Plínio. Pistas para filosofar.Vol.1. Porto Alegre: Evangraf, 1999.

DUARTE, Rodrigo. Adornos:nove ensaios sobre o filósofo frankfurtiano. Belo Horizonte: UFMG, 1997.

FAVARETTO, Celso F. Notas sobre o ensino de filosofia. In: ARANTES, Paulo E. et alii. A filosofia e seu ensino. São Paulo: Vozes/Educ, 1995, pp.77-85.

FÁVERO, A., RAUBER, J., KOHAN, W. (orgs.). Um olhar sobre o ensino de filosofia.Ijuí: UNIJUÃ, 2002 -(Coleção filosofia e ensino).

FLICKINGER, Hans Georg. Pedagogia e hermenêutica:uma revisão da racionalidade iluminista. In: FÁVERO, Altair A. et alii. Filosofia e racionalidade: Festscrift em homenagem aos 45 anos do curso de filosofia da Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo: Ed.Universitária-UPF, 2002.

GARCIA, Cláudio B. Filosofia, ação e mundo das aparências. In: FÁVERO, A., RAUBER, J., KOHAN, W. (orgs.). Um olhar sobre o ensino de filosofia.Ijuí: UNIJUÃ, 2002 -(Coleção filosofia e ensino), pp. 53-66.

GALLO, Silvio; KOHAN, Walter O. (orgs.). Filosofia no ensino médio.Petrópolis: Vozes, 2000.

JASPERS, Karl. Introdução ao pensamento filosófico.São Paulo: Cultrix, 1971.

KANT. Immanuel. Crítica da Razão Pura.In: Pensadores. São Paulo: Nova Cultural,1996.

____. Resposta à pergunta: o que é Iluminismo? In: A paz perpétua e outros opúsculos.Lisboa: edições 70, 1990.

PUCCI, Bruno (org.). Teoria Critica e educação: a questão da formação cultural na Escola de Frankfurt. Petrópolis/São Carlos: Vozes/EDUFSCAR, 1995.

____. Filosofia da Educação:para quê? Revista Perspectiva. Florianópolis:UFSC/CED, v.16, nº29, pp. 23-43, jan./jun.1998.

PUCCI, Bruno; et alii (orgs.). A educação danificada: contribuição a teoria crítica da educação. Petrópolis: Vozes, 1998.

SCHINEIDER, Paulo Rudi. Filosofia e ensino. In: FÁVERO, A., RAUBER, J., KOHAN, W. (orgs.). Um olhar sobre o ensino de filosofia.Ijuí: UNIJUÃ, 2002 -(Coleção filosofia e ensino), pp. 67-83.

VON ZUBEN, Newton Aquiles. Filosofia e Educação: atitude filosófica e a questão da apropriação do filosofar. Revista Pro-Posições. Vol. 3, nº2(8), junho, 1992, pp.7-27

Downloads

Publicado

2011-10-11

Como Citar

CONSIDERAÇÕES SOBRE FILOSOFIA E ENSINO:: UMA CONFRONTAÇÃO DIALÉTICA. (2011). Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (16), 3–16. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i16.4418

Edição

Seção

Artigos