Sobre ensino, aprendizagem e resistência na aula de Filosofia do Ensino Médio

Autores/as

  • Elisete M. Tomazetti Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i13.4380

Palabras clave:

Ciências Sociais, Filosofia, Educação, Filosofia da Educação, Ensino de Filosofia, Pensar filosoficamente, Resistencia foucaultiana

Resumen

Este texto traz algumas reflexões que foram produzidas a partir da interação com professores e futuros professores de Filosofia do Ensino Médio. Procura problematizar os discursos por eles produzidos, os quais indicam a falta de sentido e a impossibilidade de realizarem práticas docentes que efetivem o envolvimento do aluno com a atividade de pensar filosoficamente. Toma como referência o conceito de resistência, de Michel Foucault.

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Biografía del autor/a

Elisete M. Tomazetti, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

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Publicado

2011-10-05

Cómo citar

Tomazetti, E. M. (2011). Sobre ensino, aprendizagem e resistência na aula de Filosofia do Ensino Médio. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (13), 41–53. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i13.4380