ESTÁGIO EM FILOSOFIA E PRÁTICAS DE EXPERIÊNCIA DE SI (DOCENTE)

Autores

  • Elisete M. Tomazetti

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v2i34.35133

Palavras-chave:

Estágio em Filosofia, Dispositivo Pedagógico, Experiência de Si

Resumo

Este artigo apresenta algumas reflexões acerca das aulas de orientação do Estágio Curricular Supervisionado em Filosofia, com o intuito de pensar sobre os modos de produção de sujeitos professores e professoras de Filosofia que ali ocorrem. Foram analisados alguns projetos e relatórios de estágio, que tomados como dispositivos pedagógicos, conduzem os estudantes a estabelecer relações consigo mesmos - práticas de si (docente). Desta análise rastreamos dois acontecimentos: narrativas sobre formação em Filosofia e narrativas sobre tornar-se professor e professora de Filosofia. Os/As estudantes são conduzidos/as a pensar, a planejar e a atuar como professores e professoras no ensino médio; retomam seu percurso formativo; recuperam suas vivências, avaliam os conhecimentos adquiridos, as práticas de ensino vivenciadas e analisam a si mesmos. As análises realizadas estão sustentadas em alguns conceitos e ideias de Michel Foucault (1997, 2008, 2012) e Jorge Larrosa (1994).

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Biografia do Autor

Elisete M. Tomazetti

Professora Titular, Departamento de Metodologia do Ensino, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM.

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Publicado

2020-11-12

Como Citar

Tomazetti, E. M. . (2020). ESTÁGIO EM FILOSOFIA E PRÁTICAS DE EXPERIÊNCIA DE SI (DOCENTE). Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), 2(34), 71–92. https://doi.org/10.26512/resafe.v2i34.35133

Edição

Seção

Dossiê: "VI Encontro do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar"