A ESCOLA E A EXPERIÊNCIA INFANTIL:

SIGNIFICADOS E APROPRIAÇÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores/as

  • Vera Teresa Valdemarin Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i10.4194

Palabras clave:

Ciências Sociais, FIlosofia, Educação, Filosofia da Educação, Ensino de Filosofia, Experiência, Métodos de ensino, Manuais didáticos

Resumen

A proposição que a escola deve estar próxima da vida e dos interesses da criança é central na educação moderna e contemporânea, sendo expressa ora como objetivo almejado, ora como princípio organizativo, ora como valor social. No entanto, os modos para realizar essa aproximação variaram ao longo do tempo, variando também os conceitos que definem a vida, a criança e seus interesses. A análise aqui desenvolvida está delimitada ao ideário da Educação Progressiva e sintetiza a adoção da experiência cotidiana como modelo para as práticas pedagógicas conforme elaboração de John Dewey na experiência realizada na Laboratory School vinculada à Universidade de Chicago (1896-1904); acompanha o desenvolvimento dessas proposições e a influência exercida na educação brasileira tomando como fontes documentais manuais didáticos produzidos para uso nos cursos de formação de professores (1930 - 1960).

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Biografía del autor/a

Vera Teresa Valdemarin, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

Professora Adjunta do Departamento de Ciências da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara/UNESP.

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Cómo citar

Valdemarin, V. T. (2011). A ESCOLA E A EXPERIÊNCIA INFANTIL:: SIGNIFICADOS E APROPRIAÇÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (10), 65–82. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i10.4194

Número

Sección

Artigos