Em Torno da Interpretação Deleuzeana do Conceito de Multiplicidade em Bergson

Autores/as

  • Zamara Araújo dos Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia ”“ UESB

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i8/9.4181

Palabras clave:

Ciências Sociais, Filosofia, Educação, Filosofia da Educação, Ensino de Filosofia, Deleuze, Bergson, Multiplicidade, Duração, Espaço

Resumen

O presente trabalho visa apresentar a interpretação deleuzeana do conceito de multiplicidade em Bergson, considerando que ao separar-se do dualismo que distingue o Uno e o Múltiplo, Bergson concebe a multiplicidade como diferença de qualidade e diferença de quantidade, e a partir disso, pensará a divisão que se opera entre duração e espaço.

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Biografía del autor/a

Zamara Araújo dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia ”“ UESB

Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB - (Brasil).

Citas

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Cómo citar

Santos, Z. A. dos. (2011). Em Torno da Interpretação Deleuzeana do Conceito de Multiplicidade em Bergson. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (8/9), 66–75. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i8/9.4181