Em Torno da Interpretação Deleuzeana do Conceito de Multiplicidade em Bergson

Authors

  • Zamara Araújo dos Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia ”“ UESB

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i8/9.4181

Keywords:

Ciências Sociais, Filosofia, Educação, Filosofia da Educação, Ensino de Filosofia, Deleuze, Bergson, Multiplicidade, Duração, Espaço

Abstract

O presente trabalho visa apresentar a interpretação deleuzeana do conceito de multiplicidade em Bergson, considerando que ao separar-se do dualismo que distingue o Uno e o Múltiplo, Bergson concebe a multiplicidade como diferença de qualidade e diferença de quantidade, e a partir disso, pensará a divisão que se opera entre duração e espaço.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Zamara Araújo dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia ”“ UESB

Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB - (Brasil).

References

ANTONIOLI, M. Deleuze et L’Histoire de la Philosophia. Paris: Ed. Kimé, 1998.

BERGSON, H. A Evolução Criadora. Lisboa: Edições 70, 2001.

______. Matéria e Memória. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

______. Durée et simultanéité. Paris: PUF, 1968.

______. La Pensée et le Mouvant. Paris: PUF, 1996.

______. Memória e Vida. (Textos escolhidos por G. Deleuze). São Paulo: Martins Fontes, 2006.

DELEUZE, G. O Bergsonismo. São Paulo: Ed. 34, 2004.

______. Diferença e Repetição. Rio de Janeiro: Ed. Graal, 2006. DELEUZE, G. ; GUATTARI, F. Mil Platôs. São Paulo: Ed. 34, 1997 (5 volumes).

______ . O Que é a Filosofia? São Paulo: Ed. 34, 1993.

How to Cite

Santos, Z. A. dos. (2011). Em Torno da Interpretação Deleuzeana do Conceito de Multiplicidade em Bergson. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (8/9), 66–75. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i8/9.4181