FORMAS DE SUBJETIVAÇÃO DE UMA PROFESSORA :

VISIBILIDADE E OCULTAÇÃO DA DIFERENÇA EM PRÁTICAS DISCURSIVAS

Autores

  • Marluce Pereira da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Cássio Eduardo Rodrigues Serafim Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i6/7.4136

Palavras-chave:

Ciências Sociais, Filosofia, Discurso, Subjetivação, Relações de poder, Docência, Relações raciais

Resumo

O artigo reflete sobre os modos como os discursos constituem realidades sociais e subjetividades nos processos de lutas simbólicas e materiais por imposição de significados e discute os modos como uma professora negra organiza microlutas discursivas na tentativa de constituir-se enquanto sujeito. Para tanto, utilizam-se os estudos foucaultianos para analisar o fenômeno do poder e as técnicas de resistência a esses fenômenos.

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Como Citar

Silva, M. P. da, & Serafim, C. E. R. (2011). FORMAS DE SUBJETIVAÇÃO DE UMA PROFESSORA :: VISIBILIDADE E OCULTAÇÃO DA DIFERENÇA EM PRÁTICAS DISCURSIVAS. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (6/7), 45–56. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i6/7.4136

Edição

Seção

Artigos