Notas (filosóficas) sobre o problema da formação de professores

Autores/as

  • Rodrigo Pelloso Gelamo
  • Marcia Machado de Lima

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i5.4117

Resumen

Rompemos com a análise que tem como paradigma a universalidade e a cientificidade na busca por respostas para a formação de professores. Problematizamos a idéia da formação de professores como resposta ao problema da crise na/da escola e o uso de conceitos no discurso educacional. Relacionamos os pontos problematizados, vistos como inerentes à prática educadora, com a constituição e validação do costume. O costume como crença arraigada quanto à existência do Homem pronto, finalidade da formação no universo da prática educacional. Entendemos que o tema formação de professores não se submete à objetivação de uma compreensão por um sujeito do conhecimento, ou mesmo, a um estudo analítico da verdade a seu respeito. Sugerimos como produtiva a busca de estilo foucaultiano de uma ontologia do presente acerca do problema da produção de formadores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ARIÈS, P. História social da infância e da família.Rio de Janeiro: LTC, 1981.

DELEUZE, G. Conversações.Rio de Janeiro: 34, 1992. 232p.

DELEUZE, G. Diferença e Repetição.Rio de janeiro: Graal. 1998, 499p.

DELEUZE, G. Bergsonismo. São Paulo: 34, 1999, 139p.

DELEUZE, G. GUATTARI, F. O Que é a Filosofia?Rio de Janeiro: 34, 1992. 288p.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso.2.ed. São Paulo: Loyola, 1996. 79p.

FOUCAULT, M. Dits et Écrits.Paris: Gallimard, 1994, vol. IV, pp. 679-688.

GALLO, S. D. Educação, ideologia e a construção do sujeito.In: www.educacaoonline.pro.br/educacao_ideologia.asp?f_id_artigo=183. acessado em: 10/11/2004.

GELAMO, R. P. Enunciação sem sujeito. 2003. 82 f. Dissertação de mestrado. Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2003.

KOHAN, W.O. Infância: entre a educação e a filosofia.Belo Horizonte: Autêntica, 2003. 283p.

LARROSA, J; SKLIAR,C. Babilônios somos. A modo de apresentação. In: __________(org). Habitantes de Babel; políticas e poéticas da diferença. Belo Horizonte: Autêntica. 2001.p.7-30.

LARROSA, J.La Experiencia y sus lenguajes. Conferência proferida no Seminário “La Formación Docente entre el siglo XIX el siglo XXI”. acessado em: 1710/2004.

LINS, D. etal. Cultura e subjetividade: saberes nômades. Campinas: Papirus. 1997. p. 115.

NIETZSCHE, F. Obras Incompletas.São Paulo: Abril Cultural, 1983. 416p. (Col. Pensadores).

VEIGA-NETO, A. Foucault e a educação.2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. 191p

Cómo citar

Gelamo, R. P., & Lima, M. M. de. (2011). Notas (filosóficas) sobre o problema da formação de professores. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (5). https://doi.org/10.26512/resafe.v0i5.4117

Número

Sección

Artigos