Da danificação da cultura ao dilaceramento do sujeito:

O ensino da filosofia entre o preconceito e a experiência

Autores/as

  • Rosi Giordano Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i3.3992

Palabras clave:

Educação, Filosofia da Educação

Resumen

Este ensaio consubstancia uma reflexão tecida do interior da Teoria Crítica, conjugando aportes da Psicologia e da Filosofia. Para tanto, busca-se argumentos em 'Opinião, loucura e sociedade', de Adorno, para, a seguir, iluminar a temática delimitada - ensino da filosofia: preconceito 'versus' experiência-, juntamente a outros autores, propositores, também, da relevância da 'experiência' para a filosofia. Concebe-se o filosofar como expressão da auto-reflexão, do conhecimento forjado na experiência.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ADORNO, Theodor. Opinión, Locura, Sociedad. In: ___. Intervenciones: nueve modelos de crítica. Caracas: Monte Avila, 1969, p. 137-60.

___. De la relación entre sociología y psicología. In: ___. Actualidad de la filosofía. Barcelona: Paidós/ Instituto de Ciencias de la Educación de la Universidad Autónoma de Barcelona, 1991, p. 135-204.

___. Mínima Moralia: reflexões a partir da vida danificada. SãoPaulo: Ática, 1993.

___. Sobre sujeito e objeto. In: ___. Palavras e Sinais: modelos críticos 2, Petrópolis: Vozes, 1995, p. 181-201.

___. Observações sobre o pensamento filosófico. In: ___. Palavras e sinais: modelos críticos 2. Petrópolis: Vozes, 1995, p. 15-25.

___. A atualidade da filosofia. Disponível em <http://www.antivalor.kit.net/textos/frankfurt/adorno/adorno_07.htm>. Acessado em fev. de 2004.

CHAUÃ, Marilena. O que é ser educador hoje? Da arte à ciência: a morte do educador. In: BRANDÃO, C. R. (Org.). O educador: vida e morte -escritos sobre uma espécie em perigo. Rio de Janeiro: Graal, 1982, p. 53-69.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 2: o uso dos prazeres. Rio de Janeiro. Edições Graal, 1990.

KOHAN, Walter. (Org.). Ensino de filosofia: perspectivas. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

LARROSA. Jorge. O enigma da infância ou o que vai do impossível ao verdadeiro. In: Imagens do outro. Petrópolis: Vozes, 1998. p. 67-86.

____. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. In: Revista Brasileira de Educação. Campinas: ANPED, 2002. p. 20-8.

____. Estudar. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

MARTINS, José de Souza. (Org.). (Des)figurações: a vida cotidiana no imaginário onírico da metrópole. São Paulo: USP/HUCITEC, 1996.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Sinais. Lisboa: Minotauro, 1962.

NIETZCHE, Friedrich. Verité et mensonge au sens extra-moral. In: ___. Écrits Posthumes: 1870-1873. Paris: Gallimard, 1975.

THOMPSON, Erick Paul. A Miséria da teoria ou Um planetário de erros: uma crítica ao pensamento de Althusser. Rio de Janeiro: Zahar, 1981

Cómo citar

Giordano, R. (2011). Da danificação da cultura ao dilaceramento do sujeito:: O ensino da filosofia entre o preconceito e a experiência. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (3). https://doi.org/10.26512/resafe.v0i3.3992

Número

Sección

Artigos