A proposta educacional brasileira para o século XXI:
Ruptura, pragmatismo, descontinuidade...
DOI:
https://doi.org/10.26512/resafe.v0i2.3903Palabras clave:
Educação, Políticas Públicas Educacionais, Órgãos InternacionaisResumen
O presente texto procura refletir sobre as atuais propostas de reforma educacional elaboradas para a educação brasileira. Na tentativa de (re)pensar a educação, tanto do ponto de vista teórico quanto prático, aborda questões que abrangem este processo de elaboração. Busca enfatizar a influência exercida pelos órgãos internacionais e as conseqüências que os mesmos podem refletir na estrutura da sociedade brasileira.
Descargas
Citas
BACHELARD, Gaston. Epistemologia. Rio de Janeiro: Zahar, 1977.
BRASIL. Lei n° 9.394 de 20-12-96. Estabelece as Diretrizes e Bases da EducaçãoNacional, Brasília, 1996.
BRASIL. MEC. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. -Brasília: MEC/SEF, 1997, vol. 1.
BRASIL. MEC. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. -Brasília: MEC/SEF, 1998.
BERMAN, Marshall. Tudo que é sólido desmancha no ar: a aventura da modernidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1986.
CHAUÃ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 1994.
DELORS, J. e outros. "Os quatro pilares da educação (cap.4); A educação ao longo de toda a vida" (cap.5). In: _____ -Educação: um tesouro a descobrir (Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional Sobre Educação Para o Século XXI). São Paulo, Cortez Editora, 1997. p. 89-117.
DUARTE, N.. Ontologia e Historicidade: elementos para uma reflexão filosófico-ontológica sobre o trabalho educativo. Araraquara, 1997, mimeo.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro, 2ª ed.: Forense Universitária, 1986.
FREDERICO, C.. Razão e Desrazão: a lógica das coisas e a pós modernidade. Revista Serviço Sociale Sociedade. São Paulo, Cortez Editora, n° 55, 1997.
GENTILI, Pablo. A Falsificação do Consenso: simulacro e imposição na reforma educacional do neoliberalismo. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
PESSANHA, José A.. "Filosofia e Modernidade: racionalidade, imaginação e ética". In: Cadernos ANPEd. Porto Alegre, n°4, 1993. p.7-36.
ROSSI, Paolo. A ciência e a filosofia dos modernos. São Paulo: UNESP, 1992.
SAVIANI, D.. A nova lei da educação: trajetória, limites e perspectivas. 4ª edição, Campinas, SP, Autores Associados, 1998.
_________. Escola e Democracia. 30ª edição, Campinas, SP, Autores Associados, 1995.
TORRES, R. M. "Melhorar a Qualidade da Educação Básica? As estratégias do Banco Mundial" In: TOMMAS, L. D.; WARDE, M. J.; HADDAD, S. (org.) O Banco Mundial e as Políticas Educacionais. São Paulo: Cortez, PUC -SP, Ação Educativa,1996.